Como bordar toalhas


4075765030_8793fe4d0a

São várias as técnicas possíveis de se bordar: ponto cruz, vagonite, com fitas, à máquina, etc. Para realizar um trabalho de bordado em toalha de mesa, lavabo, rosto ou de banho, basta basicamente dominar uma dessas técnicas. Mas como todo trabalho esconde segredinhos, seguem dicas e passo a passo você começar a bordar já!

Para bordar em ponto cruz você irá precisar de

  • 1 toalha própria (aquelas que tem uma faixa em etamine)
  • 1 gráfico
  • régua
  • Lápis
  • Agulha de Ponto Cruz
  • Linhas de ponto cruz nas cores que pede o gráfico

4657963348 8927254f16 Como bordar toalhasbludgeoner86/Flickr

Como fazer

  1. Coloque o gráfico sobre uma mesa e com a régua e lápis marque o meio do desenho, fazendo dois traços, um na vertical e outro na horizontal. Para isso, basta contar quantos quadradinhos tem o gráfico na horizontal e marcar o meio, deixando metade para um lado e metade para o outro. Faça o mesmo com os quadradinhos verticais.
  2. Faça o mesmo com a toalha, marcando o centro na vertical e na horizontal do etamine.
  3. Porque é importante marcar o meio do gráfico e o meio do etamine?
  4. Muita gente não toma esse cuidado e ao finalizar o trabalho, percebe que o desenho não ficou centralizado. Ou fica mais para o final ou mais para o começo. Ou pior ainda, pode faltar espaço para finalizar o trabalho, se calcular errado.
  5. Ao marcar o meio do desenho no gráfico e o meio do etamine, a bordadeira pode começar o bordado por algum detalhe central e prosseguindo para um lado ou para o outro. O resultado é um bordado bem centralizado, tanto vertical, como horizontalmente.
  6. Essa dica serve também para os monogramas, deve-se somar quantos pontos tem cada letra do nome que for bordar + os espaços entre uma letra e outra, para assim saber onde é o meio do bordado, pois nem sempre o meio de um monograma é a letra central, já que letras como “i”, “l” são bem mais estreitas horizontalmente que as letras “m”, “g” por exemplo.
  7. Inicie o bordado seguindo o gráfico
  8. Sobre o arremate e início de um novo pedaço de linha
  9. Quando começar com um novo pedaço de linha, proceda da seguinte maneira: no avesso do tecido (bem no lugar onde iniciará o bordado) esconda 2 cm de linha entre os pontos já feitos ou se o bordado estiver no início, esconda entre as próprias tramas do tecido, sem puxar demais. Assim o próprio bordado ajudará a fixar essas pontas de linha.
  10. Para arrematar, o processo é o mesmo; Quando a linha estiver acabando, esconda 2 cm entre pontos pelo avesso e corte o excesso.
  11. Ao terminar o bordado (antes mesmo de lavá-lo), passe com ferro quente (se o tecido dor de algodão) o avesso do bordado. Essa medida fará com que os pontos se firmem, dificultando o desmanche.
  12. E se a toalha não tem a faixa própria para bordar em ponto cruz, a artesã pode fazer o mesmo bordado, usando a técnica de centralização do gráfico, em uma faixa de etamine.
  13. Depois de pronto passe o avesso do bordado com ferro quente, lave e depois de seco e passe novamente e depois disso, costure na toalha.
  14. Como o etamine vem engomado tende a encolher na primeira lavagem e se a faixa for costurada sem ter sido molhada, irá encolher, deixando um aspecto confuso e desleixado ao trabalho.

woman 69376 640 Como bordar toalhasPublicDomainPictures/Pixabay

Dicas

  • Para saber se determinado gráfico cabe em uma faixa de etamine, conte quantos quadradinhos tem o gráfico na vertical e depois conte quantos quadradinhos tem o etamine na vertical. Faça o mesmo com a medida horizontal. Cada quadradinho corresponde a um ponto.
  • Existem Etamines de vários tamanhos, de forma que um mesmo gráfico pode ficar maior ou menor ao original de onde foi copiado, pois depende do etamine.
  • Recomenda-se às iniciantes, começar com toalhas pequenas, como as de lavabo, passando para a de rosto e a de banho, para adquirir prática gradativamente e poder se arriscar em gráficos maiores e/ou mais complexos.

Aproveite esse passo a passo e as dicas para produzir lindas toalhas bordadas em ponto cruz; Renove o enxoval de casa, presenteie com originalidade ou faça para vender e reforçar o orçamento doméstico. Para colocar o preço, some o custo do material utilizado e um preço pela sua hora de trabalho!

(Imagem Destaque:  Lucia Schwery/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post