Como brincar de salada mista


selinho

Como já dizia a letra do grupo de pagode Molejão “Brincadeira de criança, como é bom, como é bom”, e como era bom mesmo, não é verdade? Em uma época que não existia computadores, nem super videogames de alta tecnologia, a criançada se reunia no playground do prédio para brincar das mais variadas coisas inocentes.

A brincadeira salada mista, era muito marcante e inesquecível, pois era o começo do despertar do sentimento, ainda que puro e singelo pelo sexo aposto.  Essa brincadeira foi tão marcante na infância de tantas pessoas, que o grupo Molejão que citei acima compôs a musica “Brincadeira de criança” que faz uma referência direta ao “Jogo Salada mista”.

O refrão da musica, já diz tudo, você conhece?

736944375 3a360b6a12 z F550x450 Como brincar de salada mistaFabiana / Flickr

“E aquela brincadeira de beijar

É essa ? não, é essa ? não, é essa ? não, é essa ? não
É essa ? não, é essa ? é essa? É!

Pera, uva, maçã ou salada mista ?
Salada mista (beija beija)”

A rainha dos baixinhos, a Xuxa, também fez uma musica falando da brincadeira, sucesso total na época, o nome era “Pera, uva, maçã, salada mista”

Vamos brincar então?

Regras para brincadeira

  1. Um menino ou menina é colocado de costa para os amiguinhos (sempre do sexo oposto).
  2. Faz-se uma fila com os participantes, onde eles são colocados em ordem aleatória, sem o menino que está de costas para o grupo poder ver.
  3. Outro amigo que não está na fila, coloca a mão na cabeça da primeira criança e pergunta ao participante que está de costas para o grupo “E essa?”
  4. O participante de costas, tem que responder sim ou não, se a resposta for não, vai passando para outra pessoa do lado, até ele fazer a sua escolha e responder “sim”.
  5. Depois da resposta positiva, é feita outra pergunta: “Pera, uva, maçã ou salada mista?”
  6. Sendo que cada fruta corresponde a uma ação entre o participante que se encontra de costas e a participante escolhida.

Significado das frutas na brincadeira

Pera = dá as mãos
Uva = dá um abraço
Maçã = beijo no rosto
Salada mista = Um beijinho de selinho na boca.

Nem é preciso dizer a confusão que isso causava, quando o menino era feio e por sorte tirava a menina mais bonita do grupo e pedia “salada mista”, ou o contrário; era uma verdadeira farra.

Vamos tentar reviver esses momentos inesquecíveis da infância, se voc~e é mãe, conte essa brincadeira aos seus filhos, e se você é um adolescente chame seus amigos para brincar, é diversão garantida, e você ainda pode ganhar o beijinho dos seus sonhos.

Dica: Use sempre a sua intuição e procure perceber pela voz do participante que está fazendo a pergunta, uma pista se é a menina que você deseja. Colocar uma dessas musicas também ajuda a animar a brincadeira.

Para finalizar este artigo, vamos relembrar o sucesso da Xuxa, assim já dá pra entrar no clima da brincadeira!

7409154462 f21747a28c z F550x450 Como brincar de salada mistaPhilippe Put / Flickr

Pera, Uva, Maçã, Salada Mista
Xuxa

Pera, uva, maçã, salada mista
Dis o que você quer
sem eu dar nenhuma pista

Pera, uva, maçã, salada mista
Dis o que você quer
sem eu dar nenhuma pista

Pera dá as mãos
uva dá um abraço
maçã beijo no rosto
e salada mista?
Um beijinho, um selinho na boca. Na boca?

[refrão]
Pera, uva, maçã, salada mista
Dis o que você quer
sem eu dar nenhuma pista”

(Imagem destaque: Stefano Mortellaro / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post