Como calcular a área de um retângulo


medium_15613201573

Em geometria espacial, o cálculo mais comum a ser feito é a determinação da área de alguma superfície. Caso não se lembre, a área é basicamente o produto dos lados de uma determinada figura plana, sendo ela regular ou irregular, resultado este valor ao quadrado independente do sistema de unidade utilizado, tendo como a melhor maneira de compreender é imaginar quantos quadrados tem nessa superfície.

Quanto a uma figura retangular, é saber que dentro de quatro lados, metade destes lados compreende um valor, enquanto os outros lados têm outros valores. Agora, o Comofas lhe ensinará como realizar essa operação em cima de uma superfície retangular, podendo ter inúmeras utilizações, desde realizar aquele exercício de matemática tão comum a todos os períodos, como também saber o tamanho de um determinado lugar, por exemplo.

medium 4125800868 Como calcular a área de um retângulo

Via Flickr

Como calcular – Passo a passo

  1. Comece medindo os lados do retângulo caso os valores não tenham sido fornecidos. É bom saber que ao usar qualquer ferramenta de medição, sempre comece pelo zero e não pelo um!
  2. Multiplique estes lados. O produto gerado já é o resultado da área proposta. Para ser um retângulo, estes lados não são necessariamente iguais, então vamos separar entre base (b) e altura (h). A base pode ser qualquer uma das retas horizontais de um retângulo, enquanto a altura será alguma das retas verticais. A fórmula gerada, portanto, é a x b = área da superfície do retângulo.
  3. Dito isso, a seguir, faça este exercício de fixação: calcule a superfície de uma quadra de futebol, sendo ela um retângulo que tem dois lados de 100 metros e os outros dois de 200. Só pegar um lado de cada valor diferente e multiplicá-los, neste caso, pegue 100 e multiplique por 200, resultado em 20.000 metros quadrados de área de superfície dessa quadra.
  4. Se durante este processo de medição você encontrar todos os lados tendo o mesmo valor, não se desespere! Isso ainda é um retângulo, só que é mais comum chamá-lo de quadrado. O quadrado nada mais é um retângulo que possui todas as medidas iguais. O cálculo da área de um quadrado é L elevado ao quadrado, sendo que a base e altura têm a mesma medida.
2350270280 3946f85fb5 Como calcular a área de um retângulo

Via Flickr

Por mais que este exemplo seja simples, repito que a necessidade de saber a área de algo será recorrente em toda a sua vida. O exercício de fixação serve apenas para ilustrar que o cálculo não é difícil e talvez a dificuldade de muitos esteja relacionado com problemas de concentração, esquecimento ou por simples antipatia com a matemática.

É essencial ter calma e atenção para medir os lados e assim realizar este cálculo. Um milímetro a mais pode alterar todo o resultado, como também qualquer operação feita com falta de atenção pode gerar outro valor. Velocidade vem com o hábito durante um bom tempo de treino, nunca da um dia para o outro. Não precise tentar fazer de cabeça se tiver dificuldade em multiplicação. Para isso, aconselho correr atrás de mais exercícios e exemplos mais desafiadores. Com repetição, vem à perfeição.

Boa sorte a todos, e que faça mais e mais cálculos de áreas retangulares!