Como calcular a hora extra noturna


6781695611_183df1db59

Muitas vezes por necessidades da produção industrial, muitos trabalhadores têm que fazer horas extras para suprir as necessidades da empresa. Mas você sabe como calcular os seus ganhos quando você faz hora extra? E se você trabalha no período noturno, você sabe o quanto a empresa paga de adicional noturno em sua folha de pagamento?

Estas perguntas serão respondidas neste artigo, que irá lhe apresentar os cálculos necessários para que você confira os seus ganhos mensais, e se for o caso, reclamar, se os seus vencimentos não estiverem conforme o estabelecido na justiça do trabalho do Brasil.

Para calcular a hora extra no período noturno é preciso

2979208215 8415a185e3 Como calcular a hora extra noturnamikecogh/Flickr

  • Saber qual é a quantidade de horas trabalhadas mensalmente
  • Saber o quanto se ganha por hora trabalhada
  • Anotar a quantidade de horas extras que foram feitas no mês
  • Fazer a soma das horas extras sobre o adicional noturno
  • Agora veja os detalhes para que você faça o cálculo da sua hora extra noturna.

1. Saber qual é a quantidade de horas trabalhadas mensalmente

É a base para este e para muitos outros cálculos. Saber a jornada mensal de horas trabalhadas é fundamental para que se possa começar a fazer o cálculo sobre as horas extras feitas no período noturno. Uma forma bem simples de descobrir qual é a sua jornada mensal, faça a quantidade de horas trabalhadas por semana, por exemplo: se você trabalha 8 horas por dia, de segunda a sexta, então você terá que multiplicar 8 horas diárias por 5 dias por semana, o resultado final será 40 horas semanais, que multiplicado por 5, que é o número de semanas de um mês, dará um resultado de 200 horas trabalhadas no mês.

2. Saber o quanto se ganha por hora trabalhada

Para que se possa descobrir o quanto se ganha por hora é preciso dividir o valor em dinheiro ganho mensalmente em reais pelas horas trabalhadas no mês. Veja o exemplo: se uma pessoa ganha 1000 reais por mês dividido por 200 horas trabalhadas mensalmente, o valor que essa pessoa ganha por hora é 5 reais.

3. Anotar a quantidade de horas extras que foram feitas no mês

Para que se consiga fazer o cálculo é preciso que você faça as anotações da quantidade de horas extras trabalhadas no mês.

4. Fazer a soma das horas extras sobre o adicional noturno

Segundo a legislação trabalhista brasileira, quando um trabalhador faz hora extra em dias de Domingo e feriados ele deve receber 100% sobre o seu ganho por hora. Se o trabalhador fizer horas extras em dias normais, de segunda a sábado, após a sua jornada normal diária, ele deve receber de 50 a 60 % sobre o seu ganho por hora.

8425553478 7c60af74f9 Como calcular a hora extra noturnafrancisco_osorio/Flickr

Então vamos seguir os exemplos descritos acima para que se possa continuar o raciocínio. Se um trabalhador recebe 5 reais por hora, quando ele fizer horas extras 100%, ele receberá 10 reais por hora, e se ele fizer hora extra 50 % ele receberá 7,25 por hora. Agora para terminar o cálculo, o adicional noturno pode variar de 20 a 40% sobre o seu ganho por hora, então numa hora extra 100%, o trabalhador receberá 10 reais por hora + 20 ou 40 % de adicional noturno, então o ganho por hora será 12 ou 14 reais por hora.

Agora ficou fácil para calcular valor de horas extras noturnas. Então não deixe de trabalhar e de marcar num caderno suas horas extras feitas no mês, e confira todos os meses, para que se acontecer algum erro você possa reclamar.

 (Imagem Destaque: Debarshi Ray/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !