Como calcular a nota do ENEM


medium_1620130146

O ENEM (exame nacional do ensino médio) é uma prova anual que antes tinha o objetivo de avaliar a situação do ensino médio no país, contudo mais recentemente ele venha ganhando um grande peso de vestibular, isso porque muitas universidades tem aceitado a nota do enem parcialmente em seus vestibulares e outras aceitando totalmente, sendo essa prova a única forma de ingressar nessas instituições de ensino com muitas universidades federais e outras publicas como também, utilizando o SISU.

Além disso, apenas com a nota do enem esses alunos tem acesso a sistemas do governo como Prouni, que disponibiliza milhares de bolsas de estudo em instituições de ensino superior em todo o Brasil.

A grande preocupação para esses estudantes que pretendem concorrer a bolsas de estudo e vagas no ensino superior pelos programas sisu e prouni é a sua nota, pois sendo limitadas as quantidades de oportunidades, mesmo sendo muitas, são os alunos que tiveram maior desempenho na prova que receberão esse benefício.

medium 7456659068 Como calcular a nota do ENEM

Via Flickr

Para concorrer a todas as bolsas é preciso que no mínimo o aluno tenha obtido mais que 400 pontos em cada matéria e obtido nota maior que zero na redação, os que não se enquadram nesse perfil são eliminados automaticamente.

Existem também as notas de cortes, que é a pontuação mínima que um aluno deve ter para concorrer a determinado curso, no sisu essa nota de corte é estabelecida pelos alunos, ou seja, será estabelecida pela média da nota de todos os alunos inscritos naquele curso em questão, essa média será a nota de corte.

Como calcular a nota do Enem?

O mec faz o cálculo das notas do enem com um complexo sistema chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item), que analisa diversos fatores dentro de cada acerto como, por exemplo se o aluno domina a matéria da questão proposta, se ele acertou ao acaso e a dificuldade da mesma, ai então será feito o cálculo dessa nota após a prova ter passado por todos os avaliadores, que são 3 equipes de 2 profissionais.

A redação tem seu próprio método de avaliação, onde são avaliados 5 competências. Para saber detalhadamente como esses profissionais calculam essa nota é possível acessar o site do mec, pois lá estão disponibilizados dois longos arquivos em pdf, explicando detalhadamente cada ponto de avaliação. O aluno pode descobrir sua nota média em toda a prova, para isso é necessário fazer apenas um cálculo de média simples:

  1. Pegue o valor de cada área do conhecimento já obtidos e some
  2. Divida esse valor por 5, que é o numero de áreas do conhecimento exigidos no enem

O resultado desse cálculo é a média desse aluno. Contudo é preciso notar que, algumas faculdades dão pesos diferentes a alguma área do conhecimento quando o aluno se inscreve para um certo curso, por exemplo, um candidato a letras, a faculdade pode dar peso maior à competência de linguagem e redação se comparado às demais notas.

O Enem vem recebendo ano após ano maior quantidade de inscritos, aumentando assim a concorrência para os que pretendem uma vaga, portanto é preciso estudar muito e tratar esse prova como um grande vestibular unificado, como vem se tornando nos últimos anos.

medium 5207853652 Como calcular a nota do ENEM

Via Flickr