Como calcular a potência do disjuntor


5187384681_c261940494

Na construção de uma residência, vários detalhes são importantes para que o projeto final da casa fique em perfeitas condições para abrigar aos moradores.

E um detalhe muito importante é saber escolher um disjuntor adequado a sua rede elétrica. O disjuntor é um dispositivo elétrico que fornece segurança a instalação elétrica em caso de sobrecarga de energia, funcionando como um interruptor eletrônico, pois ele é projetado para “desarmar” quando isso ocorre, ou seja, ele desliga a alimentação de energia da residência para que a sobrecarga não traga possíveis estragos na fiação elétrica e nos aparelhos que possam estar ligados a energia no momento da sobrecarga.

2343629932 f23831c848 Como calcular a potência do disjuntoreurritimia/Flickr

E este será o tema desse interessante artigo, que irá apresentar todas as dicas para calcular a potência do disjuntor. Dicas importantes para que você possa comprar o disjuntor adequado para sua residência.

Para calcular a potência de um disjuntor é preciso

  • Saber a carga elétrica que será consumida em sua residência e a tensão de alimentação
  • Verificar a amperagem adequada do disjuntor e sua potência

­Agora veja os detalhes de como fazer para saber a potência de um disjuntor.

1º Saber a carga elétrica que será consumida em sua residência e a tensão de alimentação

A potência de um disjuntor só é reconhecida através do cálculo da corrente elétrica que será consumida na residência e a tensão de alimentação. E para que isso seja descoberto é preciso somar todas as potências dos aparelhos que serão utilizados, as potências de iluminação, chuveiro, enfim de toda a carga de corrente elétrica que será consumida na residência e dividir pela tensão de alimentação, ou seja: potência da carga elétrica dividida pela tensão de alimentação, esse cálculo resultará na corrente em ampères.

3525128158 86953428a0 Como calcular a potência do disjuntorstuartpilbrow/Flickr

Existe uma lei de grandezas elétricas chamada de lei de Ohm, está lei nos diz que Potência (P) dividida pela tensão (V) resulta em corrente (I), esta lei é representada dessa forma: I= P/V.

Para fazer o cálculo da carga elétrica que será consumida em sua residência é preciso chamar um eletricista.

2º Verificar a amperagem adequada do disjuntor e sua potência

Como foi dito no primeiro passo, I=P/V, agora para que você saiba a potência de seu disjuntor é preciso que você apenas inverta está fórmula: P = I x V, onde, potência (P) é igual a corrente (I) vezes tensão (V), então para que você saiba a potência de seu disjuntor é preciso que você faça a fórmula apresentada acima.

Mas na hora de comprar um disjuntor, o que será perguntado a você será a amperagem, entenda que a amperagem é o símbolo da corrente (I). Existem disjuntores de 10, 15, 20, 30, 60 amperes, enfim, uma gama de opções de acordo com a sua necessidade.

4763965911 e06da09f6f Como calcular a potência do disjuntorYutaka Tsutano/Flickr

Agora veja os detalhes de como calcular a potência de um disjuntor:

  • Entender que a unidade da potência (P) é dada em Watts.
  • Entender que a corrente (I) é dada em Amperes.
  • Entender que a tensão (V) é dada em Volts.
  • Fazer a fórmula para encontrar a potência: P=I x V

Enfim, essas são as observações de como fazer para calcular a potência de um disjuntor, sigas as dicas acima e boa sorte nos seus cálculos.

(Imagem Destaque: Jenn Durfey/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !