Como calcular as horas de trabalho


Feel free to use this image just link to www.rentvine.com

Hoje em dia, as empresas agregam ao controle de horas de cada funcionário. Como calcular horas de trabalho? As empresas aderem ao cálculo de horas pagas de trabalho contando as horas semanais e depois a soma das quatro semanas para totalizarem as horas de cada mês. Além disso, tem o cálculo de horas extras onde os funcionários estão permitidos a trabalharem horas a mais dentro da empresa. Confira agora as principais dicas e passo a passo de como calcular horas de trabalho e muito mais.

As empresas, nos dias de hoje, possuem alta tecnologia e utilizam diversos dispositivos eletrônicos, como é o caso do aparelho chamado de “ponto de entrada”. O ponto de entrada é simplesmente um aparelho eletrônico na qual o trabalhador receberá um cartão ou outro dispositivo onde terá que marcar e pontuar a entrada e saída na empresa. Vale ressaltar de que algumas empresas aderem ao ponto até mesmo no horário de almoço e horas extras.

6736175757 1935df8762 Como calcular as horas de trabalho401(K) 2013 /Flickr

Aparelhos eletrônicos

  • O aparelho eletrônico marca todas as vezes que o empregado utilizar, automaticamente o aparelho faz um relatório final nas horas em que o trabalhador entrou e saiu da empresa, assim o cálculo das horas é automático. Vale ressaltar de que em casos de atrasos e faltas, a empresa terá em relatório diretamente do aparelho as pontuações diárias, semanais e mensais para realizar o cálculo de desconto.
  • Entretanto, as empresas também poderão agregar também para a alternativa mais simples e antiga, como na escrita. A escrita em punho é um fato interessante para a empresa onde terá sempre a assinatura do empregado, ou seja, confiança contra rasuras, ilegibilidade, assinaturas falsas e mais.

Softwares

  • Outro método de calcular as horas é a utilização de softwares. O empregado que trabalha com computadores poderão utilizar o software SS Ponto. O programa SS Ponto tem o intuito de cadastrar todos os trabalhadores, além claro de colocar todas as características e benefícios da empresa como adicional noturno, horas extras, pausa para lanche, horário de almoço, tolerâncias e monitorias para faltas e atrasos na entrada e na saída da empresa e muito mais.
  • Entretanto, o SS Ponto também agrega a relatórios diários para serem impressos ou arquivado com todas as batidas de ponto do empegado, além de informações sobre advertências, penalidades, demissões e entre outras funcionalidades e características.

Programas do Ministério do Trabalho

4268510391 0396b1b2c8 1 Como calcular as horas de trabalhofaungg/Flickr

Outro software muito utilizado é o SREP que significa Sistema de Registro Eletrônico de Ponto. O SREP é um sistema diretamente desenvolvido pelo Ministério do Trabalho do Brasil. No programa e através do web site do Ministério do Trabalho, as empresas poderão realizar suas consultas de batidas de ponto, consultas sore faltas, exclusão de funcionários em casos de demissões e muito mais. Além disso, as empresas encontram no sistema SREP o cadastramento de funcionários, os registros, além claro dos arquivos e formulários em que o empregador deverá receber mensalmente e muito mais.

E por fim, o último passo é realizar o calculo das horas de trabalho de modo eficaz e a utilização de softwares de monitoração, além claro do envio mensal de relatórios com êxito.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque:  Dave Dugdale/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !