Como calcular BTU e escolher o melhor ar condicionado


6198484617_6e7fac6e35

Na hora de comprar um ar condicionado muitas dúvidas podem surgir, principalmente sobre quantos BTUS são necessários para resfriar o ambiente que você deseja e qual é o melhor modelo para atender as suas necessidades. Um ar condicionado que esteja mal dimensionado pode gastar mais energia elétrica do que é necessário e ainda gerar desconforto térmico. Aqui você vai aprender como funciona a potencia do ar condicionado para escolher o melhor! Confira:

O que é BTU?

A potencia de qualquer ar condicionado é medida em BTU (British Thermal Unit) sendo que 1 BTU significa a quantidade de energia que é necessária para resfriar a temperatura de uma libra de água e sua massa em grau fahrenheit, ou seja, são esses fatores que irão definir a potencia do ar condicionado que você precisa para resfriar determinado ambiente.

Como saber de quantos BTUS eu preciso?

A conta é simples, mas envolve algumas variantes. Se você mora em casa ou na cobertura de um condomínio a sua moradia recebe insolação direta, sendo assim você deve calcular 800 BTU/H por cada metro quadrado considerando que o ambiente tenha duas pessoas. Para cada pessoa alem dessas duas, deve-se somais mais 600 BTU/H. Também se deve acrescentar 600 BTU/H para cada eletrônico que fica ligado no ambiente em questão.

3395292227 d33db06394 Como calcular BTU e escolher o melhor ar condicionado/hugocadavez/Flickr

Para moradias sem insolação direta como apartamentos em andares do meio do prédio, a conta é um pouco diferente. São 600 BTU/H por metro quadrado considerando duas pessoas no ambiente mais 600 BTU/H para cada pessoa extra. Ao total, soma-se 600 BTU/H para cada eletrônico ligado no ambiente.

Como definir qual o ciclo do ar condicionado?

Nas lojas você encontra ar condicionado com a função dupla que pode aquecer e esfriar um ambiente. Esse tipo de aparelho custa mais caro e é chamado de “ciclo reverso”, porém é uma boa pedida para quem deseja deixar a casa quentinha no inverno.

Qual o modelo mais indicado?

Existem vários modelos de aparelho de ar condicionado. O modelo mais barato é o Janeleiro, ele é indicado para ambientes com restrições de espaço por ser compacto. Ele tem manutenção barata e é fácil encontrar peças para reposição. O ponto negativo é que ele faz bastante barulho.

405051290 52873cc5aa Como calcular BTU e escolher o melhor ar condicionadoexfordy/Flickr

  • Split Hi Wall: Esse é o modelo mais popular e moderno do momento. Eles são bonitos, discretos e silenciosos.
  • Multisplit: Esse é parecido com o Split, seu diferencial é a possuir várias evaporadoras sendo ideal para locais com pouco espaço para colocar a condensadora.
  • Split Window: Esse modelo é uma mistura entre o janeleiro e o split. Eles são indicados quando existe restrição na parte de dentro da casa em função do tamanho, principalmente quando o local a ser refrigerando é uma sala na parte interna e a pessoa não quer que o janeleiro fique aparecendo no ambiente.
  • Split Piso-teto: O diferencial desse modelo é que ele permite que a instalação seja feita tanto no teto quanto no piso.

Agora que já sabe como funciona a potencia e conhece os modelos, não tem como errar na hora de comprar o seu ar condicionado!

(imagem destaque:/furniture-san-antonio/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !