Como calcular décimo terceiro


6843395159_f1c86d9b32

Uma das principais dúvidas dos trabalhadores, com relação à cálculo trabalhistas, está relacionado ao décimo terceiro. Um salário a mais no final do ano faz toda a diferença para a aquisição de bens, deixar as dívidas em dia e comprar os presentes para familiares e amigos. Sendo assim o novo ano começará zerado. Também conhecido como gratificação Natalina ou gratificação de Natal, deve ser paga em duas parcelas no decorrer do ano. A última parcela nunca deve ser paga após o dia 20 do mês de dezembro. A primeira parcela pode ser paga com os valores correspondente as férias se assim for solicitada pelo empregado. O cálculo do décimo terceiro é simples de fazer.

Itens que fazem parte do cálculo:

  • Salário base do mê de Dezembro
  • Média de outras fontes na empresa. Ex; comissões, adicional noturnos, horas extras.

Para saber o valor do seu décimo terceiro anote os seguintes valores:

  1. Valor referente ao salário de dezembro. Dentro desse salário já deverá estar calculado o reajusto a partir do acordo coletivo. Se acaso ainda não saiu o acordo, a empresa deverá pagar esse valor imediatamente no mês do fim da negociação, inclusive com juros e correção monetária.
  2. Todos os holerites do ano base. É necessário ter certeza de todos os valores, pois o décimo terceiro é calculado uma média de todos os ganhos do empregado durante o ano. Aqui inclui horas extras, adicional noturno e comissões. Deve ser feito uma média para facilitar a conta. Sendo assim, se acaso trabalhou 120 horas extras, terá direito um acréscimo de 10 horas extras no décimo terceiro, calculadas de acordo com o salário do mês de Dezembro.
4193576842 b7c1bc881e Como calcular décimo terceiro

Via Flickr

Como é feito o cálculo do décimo terceiro:

  1. Se acaso o trabalhador tenha sido contratado em anos anteriores ou até o dia 15 de janeiro do ano base, terá direito a receber o décimo terceiro de forma integral. Com isso, é  calculado 12 em 12 avos. Apenas faz a média dos adicionais e acrescenta – se o valor do salário base do mês de dezembro e terá o valor do pagamento do décimo terceiro.
  2. Para casos em que o funcionário foi contratado a partir do dia 15 de janeiro o para rescisão de contrato, o cálculo é feito de acordo como os meses trabalhados. Lembrando sempre que para se ter um mês efetivamente trabalhado, é necessário ter trabalhado ao menos 15 dias no mês. Ex: Se um funcionário foi contratado no dia 13 de março e trabalhou até o dia 12 de junho, ele terá direito a receber 3 meses de décimo terceiro. Os meses que recebe são março, abril e maio. O mês de junho não lhe dará direito, pois trabalhou apenas 12 dias. Para fazer o cálculo do décimo terceiro fracionado, pega-se o valor do salário atual mais a média das horas extras e faz-se o cálculo.
  3. Cálculo. Soma-se todos os adicionais e divide por 12 ou pela quantidade de meses referente ao cálculo. Divide o salário atual por 12 e multiplica pela quantidade de meses em que tem direito ao décimo terceiro. Soma os dois valores e terá o valor exato.
3510683120 12725358f6 Como calcular décimo terceiro

Via Flickr

O décimo terceiro deve ser pago em duas parcelas. A primeira não pode ultrapassar o final do mês de novembro. Normalmente é pago junto com as férias, desde que essas sejam a partir do mês de fevereiro do ano base. A segunda não pode ultrapassar o dia 20 de dezembro. Cada parcele deve conferir 50% e, na última, é devido os descontos do INSS no valor de 8%.

Boa sorte e sucesso.