Como calcular densidade


copo1

Quando se fala em peso e massa ou densidade muitas coisas são consideradas relativas. O volume de dois corpos iguais, normalmente tem pesos diferentes devido à densidade diferente. A densidade nada mais é do que o cálculo da relação entre a massa e o volume de um corpo. Sendo assim, poderá chegar a concentração de massa. Não são raros os casos em que volumes muito pequenos possuem uma massa muito maior do que volumes grandes. Se enchermos um saco de pena teremos um volume grande com uma massa pequena. Entretanto, se trocarmos a pena por pedra é certo de que a massa desse volume aumentará. Isso se chama densidade.

boia F550x450 Como calcular densidade

Via Flickr

A fórmula para calcular a densidade é, assim como ela, relativamente fácil. Primeiro, para descobrir a densidade, é necessário que tenha as duas outras medidas: massa e volume. De forma simplificada, a massa é sempre o peso. O volume é o tamanho ocupado no espaço pelo produto em questão. O ideal é sempre trabalhar em cm3.  Assim terá o valor em peso por determinado volume ou vice e versa.

  • Na prática, a fórmula fica da seguinte forma: Densidade = Massa/volume.
  • Você deverá saber o valor da massa, que é o peso total do objeto. Vamos supor que esse peso seja 100 gramas.
  • Também deverá saber o valor do volume, que é o espaço utilizado pelo produto em questão. Vamos supor que a embalagem seja de 20cm.
  • Nesse caso monta-se a formula da seguinte forma: Densidade = 100g/20cm³.
  • Logo, o resultado será 20 g/cm3.
balan F550x450 Como calcular densidade

Via Flickr

Simples! Sendo assim, descobrimos a carga de peso real que esse volume em questão exerce em determinada área. Ele somente terá o peso da massa se acaso estiver no alto e não junto ao chão. O peso real é o da densidade. Pois cada espaço receberá uma carga igual. Assim não temos mais um peso relativo, mas um peso real.

Caso não saiba ou seja difícil o cálculo do volume, poderá descobrir a densidade particionando o volume. Em um exemplo prático e, conseguindo o peso real por determinado espaço, saberá o valor da densidade. Assim, poderá calcular o volume a partir de uma inversão da fórmula. Lembre-se que para ter a massa, basta pesar o total do volume. A fórmula aplicada é a seguinte – Volume = massa/densidade. Assim chegará ao valor do volume.

copo2 F550x450 Como calcular densidade

Via Flickr

As vezes as medidas não estão em gramas ou centímetros, o que obriga a conversão, para facilitar o cálculo. Quando a massa estiver em quilos, multiplique a quantidade de quilos especificados por mil e terá o valor da massa em gramas. No final basta dividir por mil a quantidade de gramas para descobrir o valor em quilos. Se acaso quiser saber transformar o valor de um volume dado em metros para centímetros, deve apenas pegar os metros e multiplicar por 100 e terá o valor final em centímetro. Para voltar a medida em centímetros, basta fazer o cálculo dividindo o valor em centímetro por 100.

Outros cálculos também são possíveis, mas os principais são esses. Boa sorte e sucesso sempre!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !