Como calcular diâmetro


O cálculo do diâmetro de um círculo é um dos cálculos mais importante para o desenvolvimento de projetos de engenharia. O círculo é uma das figuras geométricas mais presentes em todos os aspectos do nosso mundo físico e da natureza.

Entender esse cálculo é fundamental para quem quer desenvolver projetos precisos, onde é necessário conhecer todas as medidas que se escondem num desenho. Para encontrar estas medidas desconhecidas, é necessária a utilização de fórmulas para desenvolver um calculo correto e preciso. Sendo que estas contas, apesar de simplórias, são essências para o uso do dia a dia de pessoas que lidam com as ciências das figuras geométricas.

CircleArea Como calcular diâmetro

Via Wikimedia Commons

Para calcular o diâmetro é necessário saber:

  • Compreender o que é um círculo
  • Entender o que é um diâmetro
  • Entender o que é um perímetro
  • Saber o valor da constante Pi (∏)
  • Aprender a fórmula para calcular um diâmetro

Saiba com detalhes sobre os requisitos descritos acima:

  • Compreender o que é um círculo

Um círculo ou uma circunferência é classificado como uma figura geométrica, assim como o quadrado, triângulo e retângulo. É denominado como um conjunto de pontos que se distanciam de um ponto central, esses pontos são conhecidos como raio, que nada mais é que a metade do círculo.

circulo2 F550x450 Como calcular diâmetro

Via Flickr

  • Entender o que é um diâmetro

Um diâmetro é à distância de uma extremidade a outra do círculo, ou seja, é a distância de uma reta que atravessa o centro do círculo. Equivale a dois raios.

  • Entender o que é um perímetro

Um perímetro é o cálculo de toda a extensão de um círculo a partir da soma da medida do raio.

  • Saber o valor da constante Pi (∏)

A constante Pi é um conceito essencial para encontrar a medida de um círculo, sendo que seu valor é uma dízima periódica, mas geralmente arredondam para 3,14 para que o calculo seja simplificado.

  • Aprender a fórmula para calcular um diâmetro

As fórmulas são essências para calcular o diâmetro: sem elas não é possível fazer esses cálculo. Então para encontrar o diâmetro a primeira coisa a se fazer é encontrar o valor do raio. Se esse valor for apresentado na questão, basta então multiplicar o valor do raio por 2, já que o raio é a metade do círculo. Então: D = 2. r

circulo F550x450 Como calcular diâmetro

Via Flickr

Saiba outras fórmulas importantes relativas ao círculo:

  • Calcular a área de um círculo

Para calcular a área de um círculo é preciso utilizar a fórmula:

Pi x r² ou Pi x (D/2)².

Sendo que as duas fórmulas são maneiras de se encontrar a área de um círculo. Onde Pi vezes o raio ao quadrado é igual a área do círculo ou Pi vezes o diâmetro dividido por 2, ao quadrado também é a área do círculo.

  • Para calcular o comprimento C do círculo

É necessário utilizar a fórmula: C = 2 x pi x r, onde comprimento é igual a pi vezes o raio.

Todos esses cálculos ficam mais fáceis se forem feitos numa calculadora cientifica. Então procure comprar uma, pois existem muitas outras formulas relativas à área de figuras geométricas.

Enfim estas são as dicas para calcular o diâmetro. Então faça bastantes exercícios para que haja uma melhor assimilação do conteúdo apresentado. Boa sorte e bom trabalho.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post