Como calcular juros do INSS em atraso


4457649345_307f3d119f_b-F550x450

A empresa é a responsável pelo recolhimento do INSS mensalmente. Isso é feito através de um documento impresso e enviado logo após a data do pagamento. Portanto, deve ser recolhido dentro do prazo estabelecido por Lei e pago até o vencimento. Se não houver o pagamento até o vencimento, a empresa deverá retirar um outro documento em atraso calculando os juros e as multas. Essa guia de pagamento em atraso pode ser retirada pela internet. Uma maneira mais fácil e rápida para sua empresa efetuar imediatamente o pagamento. Facilidade esta que pode ser feita por qualquer pessoa e em qualquer momento do dia.

Então, se você deseja saber como é feito isso, pode seguir as instruções de como realizá-lo. Apenas, fique atento aos passos a seguir e tenha em mãos o cálculo do INSS em atraso. Após feita a impressão, pode realizar o pagamento da mesma em qualquer rede bancária. Veja como calcular INSS em atraso:

Como calcular juros do INSS em atraso

O cálculo dos juros do INSS é feito através do próprio site do Ministério da Previdência Social. Siga as instruções e retire sua guia de forma simples.

7582306094 bc289304e6 F550x450 Como calcular juros do INSS em atrasocedec_ite/Flickr

Passo a Passo

  1. Acesse o link a seguir para dar início ao processo da emissão da guia de INSS em atraso: http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_salempresa2.html
  2. Preencha os dados da empresa com o número do CNPJ no campo solicitado. Não é necessário traços, hífens e pontos;
  3. Em seguida, preencha o código que é pedido no campo solicitado. Preencha-o diferenciando as letras maiúsculas das minúsculas;
  4. Depois clique na opção “Obter Dados Cadastrais”. Isso se você quiser que, na guia, os dados da empresa cadastrados perante o INSS sejam visualizados, senão, pode clicar diretamente em “Calcular Contribuição”. Se optar por calcular contribuição não aparecerá os dados cadastrais da empresa, somente o CNPJ;
  5. Agora, escolha o mês e o ano que você deseja emitir a guia em atraso. Depois, preencha com o valor original para o cálculo ser feito corretamente;
  6. Escolha agora a data em que você deseja realizar o pagamento da mesma;
  7. Por último, clique na opção OK ou Imprimir guia;
  8. Aguarde o processamento e depois já pode imprimir sua guia com todos os juros e multas calculadas devidamente. Em seguida, pode realizar o pagamento.
  9. Essas guias podem ser impressas em qualquer dia. A data de vencimento sempre vai discorrer para o fim do mês em que você está retirando a guia em atraso. Portanto, não é calculado diariamente e pago no mesmo dia. Os juros sempre são calculados para o fim do mês.

188226305 df87f1c35f b F550x450 Como calcular juros do INSS em atrasoruurmo/Flickr

É aconselhável sempre retirar essa guia o mais rápido possível. Os juros que são calculados pela Previdência Social sempre são altos e quanto mais os dias passam, maiores são os juros para pagamento. Portanto, assim que vencer, já pode tirar pela internet a guia em atraso.

(Imagem de destaque:  Daniel Dionne/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !