Como calcular o MMC


military-retirement-calculator

300px Solar calculator Como calcular o MMC

Imagem via Wikipedia

Os cálculos matemáticos sempre esquentaram a cabeça dos brasileiros e um reflexo disso são as notas escolares, estudos apontam que a grande maioria dos brasileiros tem dificuldade em matemática, e isso também se reflete fora da escola. Por isso pessoas que tiveram dificuldades na escola e consequentemente não aprenderam, acabam tendo que apelar para algumas ferramentas, até mesmo para fazer cálculos simples. Isso pode parecer uma boa saída, porém nosso cérebro precisa ser constantemente exercitado e no caso dos cálculos matemáticos não é diferente, por isso quanto mais cálculos fizermos utilizando o cérebro, melhor ficaremos em relação a resolução desses cálculos.

Calcular o MMC

calcular31 Como calcular o MMC

O MCC (Mínimo Múltiplo Comum) faz parte de um dos cálculos matemáticos, também considerado um cálculo simples, porém muitas pessoas acabam tendo alguns problemas para fazer sua resolução. Mas seguindo algumas dicas você irá perceber que a forma de cálculo é muito simples, além disso, aprenderá novas formas que com certeza iram lhe auxiliar e irá aumentar sua capacidade de cálculo referente ao mmc.

1 - Existe duas formas de calcular o MMC, utilizando números comuns ou potência, porém poucas vezes é necessitado o uso de potência, por isso não se prenda tanto a esse tipo de cálculo.

2 - Siga os passos abaixo para aprender a fazer o calculo de MMC simples:

30 | 2

15 | 3

5   | 5

1

Resultado = 2 . 3 . 5 = 30 (o MMC de somente um número sempre será ele mesmo)

calcular Como calcular o MMC

Outro exemplo utilizando dois números (decomposição simultânea):

Vá dividindo os números sempre pelo menor número possível. No exemplo abaixo vamos achar o MMC de 16 e 26

16,26 | 2   => Os dois números são divididos por 2

8, 13  | 2 = > Dividido por 2 novamente

4, 13  | 2

2, 13  | 2

1, 13  | 13 = > Aqui devemos dividir por 13, já que 13 não é divisível por nenhum outro número

1 , 1

Resultado = 2 x 2 x 2 x 2 x 13 = 208

calcular21 Como calcular o MMC

3 - Utilizando potência o método é um pouco diferente, porém segue mais ou menos a mesma base de cálculos. Segue o exemplo:

12 = 2² x 3

Para que seja melhor entendido em formato simples:

12 | 2

6 | 2

3 | 3

1

ou seja: 2² . 3 = 12

4 - Finalizando cada tarefa, podemos perceber que os resultados se calculados novamente, dará o valor final, o que também pode ser considerado como uma forma de correção do cálculo, para verificar se o mesmo foi feito corretamente.

5 - utilize sempre os menores números para fazer o mmc, assim como o próprio nome já diz, a regra básica deve ser seguida, ou seja, deve ser o menor numero para a divisão.

Minimo Múltiplo Comum

Assim como o próprio nome já diz, o cálculo do mmc se baseia principalmente no menor número múltiplo, por isso para que todos os cálculos sejam feitos corretamente a divisão deve ser feita sempre pelo menor numero, apenas numero que tem divisões apenas por um ou por ele mesmo que deve ser utilizado o numero maior. Para se chegar ao valor, você pode utilizar a tabela simples como mostrada acima, ou pode aplicar os números em forma de potência, ou até mesmo sem potência, porém fora da tabela.

Por ser considerada uma forma de cálculo muito simples e sem muitos segredos, você pode optar sempre por utilizar a forma mais simplificada de cálculos, depois com o tempo você pode ir substituindo a formula e consequentemente facilitando ainda mais o cálculo. Porém comece sempre pelo método mais simples, pois a prática com os cálculos viram com o tempo, por isso não é preciso se apressar para aprender determinado cálculo. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

14 replies to this post