Como calcular o reajuste do aluguel


5051185217_2aa6ec98f9

Para quem possui um imóvel na modalidade de aluguel, tem sim as suas vantagens. Também não se pode dizer que as desvantagens não existem, pois, elas estão presentes. Mas, como em todo empreendimento, você corre riscos e pode recorrer de forma legal aos direitos que possui.

O contrato desse tipo de negócio, chamado de contrato de aluguel, é uma ferramenta útil para se resguardar de futuros problemas, inclusive, financeiros. Tanto para o dono do imóvel como para o inquilino. Ambos precisam desse contrato assinado e arquivado. Para saber mais sobre o aluguel e como funciona, veja a seguir algumas informações necessárias e logo depois, aprenda como calcular o reajuste de aluguel de forma simples e com toda a facilidade.

6812484625 32b8378cd9 Como calcular o reajuste do aluguelphotosteve101/Flickr

Como funciona um aluguel e seu reajuste

Todo aluguel precisa de um imóvel e um inquilino. Ambos necessitam de um contrato firmado com os devidos deveres e direitos para que o tempo de compromisso possa ser o mais harmonioso possível. Os reajustes também devem estar esclarecidos no contrato, visto que, isso é de fundamental importância pois, às vezes, acontece durante o período de contrato os atrasos e também para que não haja dúvida e problemas futuros.

O reajuste funciona anualmente, com o vencimento do contrato. Por exemplo, você recebe a chave do imóvel no dia 10 de março de 2013, então, o reajuste será dado no próximo ano na data do dia 10 de março de 2014. No Brasil são usados para fins de reajuste, a medição da inflação com base nos índices de IGP-M, FIPE ou IPCA. Você deve escolher o que mais poderá lhe trazer vantagens.

Agora que você já entende um pouco sobre o aluguel e seu reajuste, saiba agora como calcular esse reajuste de maneira bem prática. Veja as dicas e tenha toda a informação necessária.

6829369789 df5fca7ac8 Como calcular o reajuste do aluguelVictor 1558/Flickr

Como calcular o reajuste do aluguel

O cálculo do reajuste do aluguel pode ser feito de duas formas: automática e manual. Aqui você terá a informação dessas duas maneiras e ambas estão corretas. A única diferença é que uma pode ser calculada pelo sistema on line e a outra de maneira manual com uma calculadora.

1. On Line – Faça o Cálculo Automático

Você pode acessar o site do cálculo exato gratuitamente pelo seguinte link:

http://www.calculoexato.com.br/parprima.aspx?codMenu=AlugReajuste

Nesse site é só você preencher as informações solicitadas do seu contrato e clicar em continuar que te dará os valores reais corrigidos. Uma maneira fácil e correta de calcular com toda segurança e confiança.

2. Manual – Faça o Cálculo pelo IGP-M, FIPE ou IPCA

A forma manual também é simples, porém, requer a busca de informação dos índices da inflação como o IGP-M, Fipe e IPCA. Para facilitar, veja a seguir o link desses índices:

Diante dessas informações acima, você pode escolher em qual será aplicado o reajuste do aluguel. É só pegar o índice do mês do reajuste, o valor do aluguel e fazer a multiplicação.

6829363951 7d1c7030bf Como calcular o reajuste do aluguel
 Victor1558/Flickr

Então, muito fácil você calcular o reajuste do aluguel. Não perca essa oportunidade e realize de forma correta e totalmente segura. Se você quiser, pode fazer isso agora mesmo.

Boa Sorte!

 (Imagem Destque:  mauwee88/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !