Como calcular porcentagem de gordura


2929270640_e19593d8b8_z-F550x450

Todas as pessoas, especialmente as interessadas em manter a boa forma, gostam de estar bem informadas sobre tudo relacionado ao corpo. A porcentagem de gordura corporal, que é uma das questões lembrada principalmente por quem está acima do peso, pode ser medida através de um aparelho chamado adipômetro. No entanto, exige que seja feito por um profissional, visto que não é comum as pessoas possuírem esse aparelho em casa. Mas a boa notícia é que existem outras formas de saber qual é a porcentagem de seu corpo que é composto por gordura. Algumas formas, inclusive, podem ser feitas em casa.

4413717458 6e3ec6712d z F550x450 Como calcular porcentagem de gordura

via flickr

O método mais conhecido e mais simples que existe é o que se utiliza de uma conta através dos dados do peso e da altura da pessoa. Pode ser um método interessante e prático, porém nunca é totalmente preciso, visto que existem vários tipos de corpo e, por isso, devem ser analisados individualmente.

Esse método consiste em considerar seu peso dez quilos a menos do que a quantidade de centímetro acima de um metro. Então, se a pessoa medir 1,70 cm , seu peso ideal estaria entre 60 e 70 kg. Sendo que 60 seria o peso base, tudo o que estiver acima deve ser considerado percentual de gordura. Uma regra de três simples resolve o problema.

Também é possível adquirir uma balança elétrica para descobrir o percentual de gordura. Aqui, o que define é a resistência à eletricidade. Dependendo da quantidade de gordura acontece uma resistência. Os valores são mostrados na balança. O único porém é a necessidade de adquirir o equipamento.

Outro método possível é a imersão na água. Esse método parte da premissa de que a gordura flutua na água. Com isso o peso de uma pessoa abaixo da água não é o mesmo que o peso fora dela. Assim descobre-se a quantidade de gordura no corpo. Com a mesma regra de três do peso X altura, é possível descobrir o percentual de gordura. Pesando na água terá o peso sem a gordura, fora da água terá o peso com a gordura, a diferença será a quantidade de gordura que o corpo possui.

Mas, sem dúvida nenhuma a melhor e mais exata forma de saber o percentual de gordura corporal é adquirindo um adipômetro. Esse aparelho, como é de se esperar, faz todo trabalho de cálculos e medidas para você. E nem é tão caro assim.

7261720056 5b635fc48b z F550x450 Como calcular porcentagem de gordura

via flickr

Com o adipômetro, você deve medir o peito, perna e abdômen para quantificar o seu peso magro e peso gordo. Somente com esses dados poderá ter certeza de estar fazendo a medição correta. Também terá que descobrir o tipo corporal, que é identificado através da densidade óssea. Para isso, existem alguns cálculos a fazer. Prefira procurar algumas calculadoras na internet tais quais fazem esse trabalho. Apenas terá que informar os dados obtidos no adipômetro e ela faz o trabalho pra você. Automaticamente terá todos os dados em mão. 

Com o adipômetro saberá exatamente qual seu peso gordo e peso magro e, assim terá exatidão em todas as medidas, facilitando o entendimento na hora de perder peso. 

Boa sorte e sucesso sempre.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !