Como carregar baterias de carro


flickr-2597728566-hd

A bateria de carro é a fonte de energia elétrica dele e serve para acionar o motor e dar partida no veículo, assim como distribuir energia a todo o veículo como  central de injeção, faróis, rádio e bomba de combustível elétrica. E quando ela acaba, o que pode ser feito? Muita gente se desespera achando que terá gastar muito dinheiro para trocá-la, mas saiba que existem outros caminhos possíveis sem gastar tanto assim. Veja então como carregar baterias de carro.

bateria1 Como carregar baterias de carro

 Basicamente, é preciso que tenha cabos adequados para recarregar baterias entre carros, nada de usar material com emendas nem partes descascadas. Se for possível, consulte um eletricista para possíveis orientações.

  1. Usando o próprio veículo, a famosa chupeta: o automóvel deve ter a bateria recarregada quando estiver ligado. Todo carro possui um alternador que gera corrente elétrica no momento em que o carro está ligado, pois um cinto fica em contato com uma polia em um alternador, que leva a polia ao volante. Caso a bateria acabe no momento em que estiver na rua, na direção, o alternador não é capaz de gerar eletricidade e fazer com que a bateria seja carregada. Assim, caso o automóvel for de transmissão manual, será preciso empurrar o automóvel para que ele ande. Estar ao volante por aproximadamente meia hora é o suficiente para que a bateria seja reabastecida e o carro volte a funcionar. Para não gastar energia, economize de todas as formas: não use rádios, nem luzes internas, por exemplo. Desse jeito, auxiliará toda eletricidade a ser colocada na bateria.
    bateria2 Como carregar baterias de carro
  2. Descarga de eletricidade: nas situações em que houver uma transmissão automática, uma escolha preferencial para ligar o automóvel é por meio de uma descarga de eletricidade.
  3. Assim, é preciso estacionar o automóvel próximo a outro que esteja com a bateria descarregada para que os cabos sejam conectados. Mas muita atenção aqui: ambas as baterias, tanto a que vai receber carga e a que vai doar, devem ter a mesma amperagem, que é a unidade de intensidade de corrente elétrica, pois assim não haverá prejuízo em nenhum momento para os carros.
  4. Nesse momento, desligue tudo o que não for preciso estar ligado e desligue todos os dois automóveis.
  5. Ponha a parte positiva no pólo positivo do carro que está com a bateria arreada. (ambas são vermelhas).  Ponha a parte positiva no pólo do carro que está com bateria ok. Introduza a parte negativa no veículo que está funcionando. Essa área é da cor preta. A outra parte negativa deve servir de espécie de fio terra, assim, deve ser posta em uma parte que não seja metálica, nem tenha água por perto, pode ser na parte da borracha. Tenha cuidado também para que a carroceria de ambos os carros não encostem, elas devem estar bem distantes.
    bateria3 Como carregar baterias de carro
  6. Vire a ignição do carro que está com a bateria ok e aguarde um tempinho para que o outro tenha a bateria carregada.
  7. Tente ligar o carro que estava com a bateria acabada e se não der certo, tente novamente depois de alguns minutos. Quando ele conseguir ser ligado, tire os cabos no sentido contrário do que foi posto e deixe que fique ligado, porque a bateria deve ser recarregada completamente.
  8. Carregador de bateria: esse é conectado em casa, em uma tomada de 110 volts que é capaz de carrega a bateria. Esse é o melhor caminho para que ela seja recarregada.
  9. Carregador solar: se o automóvel fica muito tempo parado sob o tempo e se a cidade for daquelas que a incidência solar é muito grande, vale a pena adquirir um carregador que usa a energia do sol para carregar a bateria enquanto o carro está parado.
bateria4 Como carregar baterias de carro

 Muitas vezes, um borrão pode aparecer no pólo porque houve corrosão e ele pode ser capaz de atrapalhar a passagem de eletricidade e o automóvel não reconhece a bateria, dessa forma, é como se ela não existisse. Então a solução é tirar esse borrão e para tal é preciso raspar todo o pólo usando uma escova de aço ou a velha e conhecida esponja de aço.

 Agora que sabe carregar baterias de carro, mãos à obra. Boa sorte!