Como clarear as manchas Melasma


2465500320_e797e986e3

Um problema que afeta, e muito, a autoestima da mulher – já que 90% das pessoas que adquirem melasma são do sexo feminino – e que é um dos responsáveis pela grande procura aos dermatologistas é o Melasma, que, embora aconteça com grande frequência, poucas pessoas sabem exatamente o que é.

Melasma é uma alteração incurável da pele da face que adquire uma hiperpigmentação, com manchas amarronzadas mais claras ou mais escuras e que aparecem principalmente nas bochechas, testa e lábio superior. Pessoas com pele escura são mais suscetíveis a desenvolver melasma, e, embora os motivos que causam essas manchas sejam desconhecidos, algumas causas contribuem para o aparecimento do problema:

  • Herança genética,
  • Problemas de tireoide e ovários,
  • Exposição ao sol,
  • Uso de alguns  medicamentos,
  • Alterações hormonais – principalmente durante a gravidez, já que os hormônios femininos estimulam a produção da melanina, fazendo com que a pele escureça. O uso de anticoncepcionais também favorece o aparecimento das manchas.

Anote, agora,  algumas dicas que podem te ajudar a clarear essas manchas,  estando ciente que o tratamento é demorado e quem o faz deve ser constante, pois os resultados não aparecerão do dia para a noite:

5773158888 477f0d5103 Como clarear as manchas Melasmagerbisson/Flickr

Como clarear as manchas do rosto

1.  Procure um dermatologista assim que perceber o problema, pois, quanto antes você tratar, melhores resultados você obterá.
2.  Verifique se o melasma teve início a partir do momento que você começou tomar pílulas anticoncepcionais. Se for esse o caso, pare imediatamente pois ele ainda poderá regredir.
3.  Informe-se com o seu médico a respeito de peelings – que só devem ser feitos pelo dermatologista, em várias sessões. Os tipos mais usados são:

  • Ressorcina: potente clareador que provoca uma leve esfoliação.
  • Ácido mandélico:  elimina o excesso de melanina e acelera a troca de pele.
  • Ácido Glicólico: também acelera a troca de pele e reduz a produção de melanina., eliminando o excesso.
  • Ácido retinoico: além de acelerar a renovação da pele e controlar a melanina, também estimula a circulação sanguínea e produção de colágeno.

4.  Use protetor solar 24 horas por dia – isto significa que você não deve jamais ficar sem ele, mesmo se o dia estiver nublado ou você estiver dentro de casa. O fator de proteção solar deve ser 30, ou acima disso, e reaplique-o a cada 2 horas.

5.  Use bases com protetor solar. O uso de maquiagem ajuda a formar uma barreira física contra os raios nocivos do sol.
6.  Faça uso de cremes ou loções clareadoras (apenas indicados pelo dermatologista, pois pode haver algum tipo de reação que só um médico poderá reverter). Os princípios ativos usados, na grande maioria das vezes, são: hidroquinona, ácido retinoico,  ácido tranexâmico e ácido azelaico.
7.  Faça tratamento de manutenção após as manchas clarearem, pois facilmente elas podem voltar.

Dicas

  • Previna-se antes que aconteça, e a melhor forma é se proteger do sol e usar protetor solar sempre.
  • Não tenha pressa. O tratamento deve ser lento, pois quanto mais rápido for, mais depressa as manchas voltarão.
  • Os resultados só poderão ser notados de 2 a 3 meses após o inicio do tratamento e você deve ser bem disciplinada para usar os cremes de maneira correta.
  • Aprenda também a disfarçar o melasma com maquiagem. Os resultados são excelentes.
  • Use apenas produtos neutros na limpeza de pele diária, pois alguns componentes da fórmula podem agravar o problema. Tome também muito cuidado com a maquiagem que você usa.
  • Nunca deixe de consultar um dermatologista pois algumas manchas que aparecem não são melasma e sim algo mais grave, que só um médico saberá diferenciar.

Mesmo sendo impossível o melasma sumir de vez, e mesmo sabendo que ele não tem cura, seguindo as orientações deste artigo você poderá minimizar o problema, clareando as tão indesejáveis manchas.
Tente, seja persistente e verá os resultados positivos.

2729365383 277382e87d Como clarear as manchas Melasmasicchickk71/Flickr

Boa sorte!

(imagem destaque:thaysameirelles/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !