Como clarear os dentes em casa


Beber café e refrigerante em excesso, fumar, não escovar os dentes da forma correta e até mesmo uso contínuo de remédios, como antibióticos, são hábitos que podem afetar a saúde dental e provocar o  tão temido sorriso amarelo. Dentes amarelados não são nada bonitos, mas o estrago é reversível.

Uma opção muito utilizada para clareamento dental é o laser. Realizado apenas por dentistas, o tratamento tem um custo que pode ser considerado alto por muitos. É claro que o investimento varia de acordo com o profissional, mas certamente o processo não sai por menos de R$ 500. Está sem grana e não quer ter um sorriso amarelo? Não se desespere! Vamos mostrar abaixo alguns métodos de clareamento dental que podem ser feitos no conforto da sua casa e, melhor, sem muito custo.

dente1 Como clarear os dentes em casapetesimon / Flickr

Para fazer a primeira receita caseira você irá precisar apenas de bicarbonato de sódio. Confira o passo a passo:

  1. Umedeça o bicarbonato de sódio com algumas gotinhas de água;
  2. Coloque, em seguida, um pouco do produto em um algodão;
  3. Esfregue nos dentes, delicadamente, após tê-los escovado, à noite;
  4. Permaneça sem lavar a boca até o dia seguinte para que o resultado seja satisfatório.

É muito importante não usar o bicarbonato de sódio em excesso. O produto, apesar de ser muito eficaz para o clareamento dental, pode ser extremamente agressivo para outras partes da boca, como a gengiva e o esmalte dos dentes. Use com moderação.

Outra receita caseira que é muito eficaz para clarear os dentes é utilizar um alimento que a maioria das pessoas tem na geladeira: o limão. Veja:

  1. Pegue um limão e retire a casca;
  2. Faça um sumo de limão;
  3. Esfregue nos dentes com o auxílio de uma escova dental;
  4. Espere por cerca de dois minutos;
  5. Faça um bochecho com água bem morna.

Esta receita é perfeita para eliminar manchas nos dentes. Com esse procedimento bem simples você consegue eliminar resíduos de tabaco, refrigerantes de cola e de café. Simples e barata, a receita caseira também não danifica o esmalte dos dentes.

escova Como clarear os dentes em casa
Orofacial / Flickr

Outra opção para o clarear os dentes sem precisar ir ao dentista é fazer uma visitinha à farmácia. Moldeiras adaptáveis, gel alvejante e fitas de clareamento dos dentes são algumas das opções à sua disposição. É só escolher.

Para manter os dentes sempre brancos, é muito importante escová-los pelo menos três vezes ao dia utilizando, preferencialmente, uma pasta de dentes clareadora. É fundamental usar, também, o fio ou fita dental, pois eles ajudam a tirar placas bacterianas que ficam embaixo da gengiva e entre os dentes. O flúor é outro grande aliado de quem quer manter os dentes sempre brancos. Procure sempre produtos que contenham essa substância.

dentes Como clarear os dentes em casaTom Newby Photography / Flickr

Independentemente do método escolhido para clarear os dentes, é importante evitar certos hábitos, como tomar muito chá preto, café, vinho tinto e refrigerantes, que são os grandes vilões do amarelamento dos dentes. Fumar nem pensar! Um pouco de esforço é necessário para manter os dentes brancos e bonitos.

 

(Imagem destaque: Mike Burns / Flickr )

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !