Como clarear prótese dentária


p1

Se a primeira impressão é a que fica, cuidar da saúde e da aparência dos dentes e das próteses dentárias é uma medida importante.

1 F550x45044 Como clarear prótese dentáriaOrofacial/Flickr

Você sabe como clarear próteses sem gastar pequenas fortunas com as técnicas modernas de clareamento que o mercado oferece?
Confira dicas importantes para te ajudar nessa tarefa e deixar sempre uma excelente impressão por onde passar:

Como clarear prótese dentária

  • A higienização das próteses dentárias fixas devem seguir as mesmas regras impostas aos dentes naturais: escovação, enxaguante bucal e se possível fio dental;
  • Pastas que prometem clarear são alternativas, porém essas alternativas podem também desgastar o esmalte dos dentes, vale pedir uma recomendação do seu dentista para tal;
  • Os dentes naturais têm níveis de tons de branco e as próteses dentárias são confeccionadas de acordo com o nível de branco do paciente, por isso mesmo utilizando boas alternativas de branqueamento, terá um limite e passar desse limite é impossível.Se desejar ter próteses mais brancas, as vezes é preciso solicitar ao seu dentista que ele confeccione uma prótese mais clara;

Receita caseira

Anote também uma dica caseira que pode ser feita uma vez por semana:

Ingredientes:

  • 1 copo de água;
  • 1 colher (café) de bicarbonato.

Como fazer:

  1. Dissolva o bicarbonato na água;
  2. Faça bochechos após a higienização rotineira.

3 F550x45047 Como clarear prótese dentáriaOrofacial/Flickr

Próteses móveis, como dentadura, podem ser lavadas com sabonete de glicerina neutro e uma escova de dentes específica para essas limpezas mais profundas (tenha outra para as escovações diárias com creme ou gel dental). Essas limpezas retiram placas que fazem os dentes parecerem mais amarelados.

No mercado, especificamente nas farmácias, há produtos comprados prontos para essa finalidade, porém sempre consulte o seu dentista.

As pastilhas efervecentes são alternativas baratas e fáceis de usar, garantindo um leve clareamento que, associado à devida higienização promovem um clareamento gradativo.

Essas pastilhas liberam oxigênio e ajudam a remover alimentos e manchas anteriores. Para usar, basta dissolver a pastilha em um recipiente com água e deixar a prótese móvel de molho durante as horas de sono.

Dicas

  • Adotar hábitos de higieniação e clareamento periodicos é mais recomendado do que fazer má higienização e, em um só dia, querer clarear por completo. Produtos ou métodos com fórmula fortes clareaiam e também desgastam o esmalte dos dentes;
  • Embora poucas pessoas tenham consciência da importância de ir ao dentista pelo menos anualmente, este hábito é recomendado a cada 6 meses para quem tem próteses móveis e principalmente fixas, pois sem poder tirá-la da boca a situação real da prótese fica mascarada;
  • Fumo e o café sao vilões de dentes e próteses amareladas. De nada adianta investir em sistemas de clareamento caseiro ou no dentista, se o paciente fuma e toma café demasiadamente. Se quer ter dentes e próteses realmente brancas, elimine o cigarro e diminua a dose de café por dia e veja a diferença em apenas 1 mês.

Aproveitando essas 10 dicas de como clarear próteses dentárias é possível manter o sorriso mais iluminado, causando a boa impressão por onde passar.

Boa sorte!

(Imagem destaque: Orofacial /Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !