Como colocar agradecimentos em trabalhos acadêmicos


Dicas-para-monografia-de-direito1

Os seus trabalhos acadêmicos, bem como livros, artigos, monografias, etc; podem ter agradecimentos, ou até dedicatórias, às pessoas que de alguma forma contribuíram para a realização do mesmo, ou que são importantes para você. Nesse texto iremos aprender algumas dicas para compor o seu agradecimento.

dicas pre projeto monografia1 400x250 Como colocar agradecimentos em trabalhos acadêmicos 1- Consulte as normas e/ou metodologia

Cada instituição costuma elaborar as normas que norteiam a confecção dos trabalhos, então o primeiro ponto é consultá-las e ver as orientações a respeito do agradecimento/dedicatória. Normalmente as faculdades costumam seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ou preconizar uma versão adaptada delas. Caso você não tenha esses parâmetros, pode usar os seguintes como referência:

  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 11 ou 12, itálico.
  • A citação, ou frase deve se encontrar próximo ao rodapé da página,
  • A margem deve começar a partir do meio da página (margem oito ou nove centímetros, para uma folha formato A4),
  • O alinhamento deve ser justificado,
  • O agradecimento e a dedicatória ficam logo após a capa do trabalho e antes do índice, em folhas separadas.
  • O agradecimento vem primeiro.

2- O que escrever?

Esse espaço é livre, portanto você tem liberdade para compô-lo. Porém é importante manter a linguagem culta, evitar termos como gírias ou palavras vulgares. Faça uma citação do seu autor preferido, se quiser. Mas o mais importante é que  o texto seja breve, tentando não ultrapassar duas frases.

3- Como escrever?

Primeiramente pense no significado desse trabalho para você. Se for uma monografia, fruto de um trabalho de conclusão de curso por exemplo, é provável que você tenha dedicados muitos meses para confeccioná-lo, e um grande esforço pesquisando e se esforçando para fazer o melhor trabalho possível. Então é muito interessante um trabalho como esse ter um agradecimento. Em segundo lugar, pense na(s) pessoa(s) que fizeram contribuições decisivas para que o trabalho atingisse a qualidade que tem, e de que forma contribuíram. E por fim tente fazer uma dedicatória que faça alguma menção ao tema ou área de estudos de que a monografia faz parte, ou ao processo necessário para fazê-la. No agradecimento cite a contribuição da(s) pessoa(s) à quem você agradece.

Vejamos agora uns exemplos, para que você se inspire:

  • Como disse Exupéry “O essencial é invisível aos olhos, é preciso ver com o coração”, obrigado professora Lidiane, por me ajudar encontrar a essência dessa análise literária. – Para um trabalho no curso de Letras.
  • Nenhuma casa se sustenta sem estruturas sólidas. Obrigado Eugênio pelos pertinentes conselhos e revisões desse trabalho. – Para um trabalho de Engenharia Civil.
  • Obrigado a toda equipe de sáude da UBS do Centro, sem vocês não seria possível entender a relevância e importância desse tema para a nossa prática profissional. – Para um trabalho no curso de Enfermagem.
  • Agradeço à minha família por todo o apoio irrestrito durante esses anos. Esse trabalho também é fruto dos seus esforços.
  • Dedicado aos meus alunos, sem os quais eu não teria tido condições de aperfeiçoar essa tese. E dedicado ao escritor Ântonio de Oliveira Silva, que disponibilizou o acervo de sua biblioteca para a minha consulta.
  • À Deus, pela força; À minha família pelo suporte; e aos professores pela orientação.

Com essas dicas esperamos que você consiga fazer uma boa dedicatória e agradecimento!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !