Como colocar piso – passo a passo


450px-Laying_tiles_at_OCP

Todos querem ter uma casa bonita e bem conservada, mas quando ela começa a se deteriorar e precisar de reforma um verdadeiro dilema se instala, pois reformar uma casa gera gastos e muito desconforto. Fora isso, um dos maiores problemas é manter pessoas desconhecidas dentro de uma casa habitada, e pior, contratar bons e eficientes profissionais, pois a principal reclamação de quem precisa fazer uma reforma é a falta de mão de obra de qualidade.

2969236463 f59627d834 b 600x250 Como colocar piso   passo a passoPor essa razão, quando não há muita coisa para mexer na casa, algumas pessoas resolvem fazer elas próprias as melhorias necessárias. Alguns têm muita habilidade para esse tipo de serviço, mesmo não tendo prática; outros, no entanto, contam apenas com a boa vontade e determinação.

6974684729 d11a49931e b1 600x250 Como colocar piso   passo a passoSe você deseja colocar o piso em sua casa, daremos aqui algumas dicas sobre como fazer isso. Adiantamos que não é uma tarefa muito fácil, mas com paciência, capricho e prestando atenção em alguns detalhes, é perfeitamente possível revestir com piso qualquer espaço em sua casa. No entanto, aconselhamos que você comece por áreas menores, como uma pequena área de serviço ou varanda, e aos poucos, conforme adquirir prática, poderá se aventurar e revestir toda a sua casa.

Preparado? Anote então nossas dicas:

7797139402 644bd1287f b 600x250 Como colocar piso   passo a passoCOMO COLOCAR PISO PASSO A PASSO:

A primeira coisa que você deve saber é que tipo de piso comprar:

  • O piso deve ser escolhido de acordo com o local onde vai ser colocado, analisando a quantidade de pessoas que vão caminhar sobre ele. Para isso escolha o índice PEI adequado – de 1 a 5 – que indica a resistência da cerâmica. Analise também a necessidade de absorção de água: quanto mais úmido o local, menos absorvente a cerâmica deve ser.
  • Calcule a área do local. Se a medida for 4m x 4m, por exemplo, a área será 16m², acrescente mais 0, 10m da largura e comprimento para rodapés, e mais 10% para caso de quebras ou reserva; então seriam 17m² + 10% = 19m².
  • Tenha certeza de que o piso esteja nivelado e pronto para receber revestimento.

Matéria necessário:

  • Piso de cerâmica em quantidade suficiente,
  • Linha de pedreiro,
  • Pregos,
  • Argamassa,
  • Martelo de borracha,
  • Colher de pedreiro,
  • Desempenadeira dentada de aço,
  • Cortador de cerâmica,
  • Espaçadores plásticos,
  • Bacia para preparar a argamassa,
  • Rejunte.

Modo de colocar o piso:

  1. Limpe toda a área onde vai ser colocado o revestimento, retirando toda poeira. O piso deve estar completamente limpo.
  2. Molhe muito levemente o piso, apenas para baixar a poeira,
  3. Escolha o canto onde você vai começar – sugerimos que comece pela parte mais visada do cômodo, pois ali ficarão as cerâmicas inteiras. Deixe as emendas ficarem atrás de portas, embaixo de armários, ou em um canto mais escondido.
  4. Coloque uma peça inteira em cada extremidade do quarto – não precisa colá-las no chão ainda.
  5. Coloque um prego rente à uma delas, amarre e estique a linha até a outra cerâmica. Prenda com prego a outra extremidade da linha que deve ficar um dedo acima do chão – esta linha esticada será a referência para não entortar o piso.
  6. Retire as cerâmicas das extremidades.
  7. Prepare a argamassa de acordo com as instruções do fabricante.
  8. Jogue a argamassa – com a ajuda de uma colher de pedreiro – em quantidade suficiente para uma cerâmica, no espaço demarcado pela linha.
  9. Espalhe a argamassa com a desempenadeira – primeiro com a parte lisa, depois passe a parte dentada para formar cordões.
  10. Aplique a peça de cerâmica com as mãos, respeitando ao máximo a demarcação da linha, e aperte até conseguir amassar os cordões.
  11. Bata sobre a cerâmica com o martelo de borracha para fixar melhor. Se escutar um som “oco” é porque a peça não aderiu neste pedaço, então retire-a e coloque mais argamassa.
  12. Assente quatro pisos repetindo a maneira que foi explicada acima, colocando sempre um espaçador no ponto de união das quatro peças. Preste atenção para seguir o desenho da cerâmica. Observação: limpe as peças constantemente pois a argamassa suja muito.
  13. Repita o processo até revestir todo o ambiente. Se houver necessidade de cortar a cerâmica  – quase sempre é necessário – meça com muito cuidado e utilize o cortador, deixando essas emendas em lugares menos visados.
  14. Passe o rejunte de 48 a 72 horas depois que o piso foi colocado – para prepará-lo siga as orientações do fabricante.

Dicas:

  • Utilize apenas materiais de boa qualidade.
  • Saiba que há vários tipos de argamassa, de acordo com o tipo de cerâmica que você usar.
  • Pesquise muito e peça orientações para o vendedor especializado antes de comprar.

Como você pode perceber, revestir o piso de sua casa não é um bicho de sete cabeças. Tenha apenas muito cuidado e se informe muito bem antes de começar. Bom trabalho!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

4 replies to this post