Como colocar referências bibliográficas no trabalho escolar


books

livros Como colocar referências bibliográficas no trabalho escolar

Um trabalho escolar normalmente é baseado em pesquisa de terceiros, outros locais onde o pesquisador pega suas referências, seja ela a internet, livros ou artigos. Existe uma norma, um padrão para fazer citações e referências bibliográficas, é denominada ABNT (Associação de Normas e Técnicas).

abnt Como colocar referências bibliográficas no trabalho escolarSegundo a NBR 6023, da ABNT, quando referir-se a um terceiro em sua pesquisa, deve-se informar o sobrenome do autor (es) do texto pesquisadoem CAIXA ALTA, seguido do primeiro nome. Posteriormente, indica-se o título do livro, do artigo ou da revista que foi feita a pesquisa, seguido da edição, local, editora e data de publicação, como no exemplo abaixo:

GOMES, L G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.

Quando se tratar de referências online, é essencial que o endereço eletrônico seja disponibilizado entre os sinais < >, e também a data de seu acesso, como no exemplo:

ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em:

<http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>

. Acesso em: 10 jan. 2002.

DICA: Insira a referência no momento em que estiver pesquisando, assim você não corre o risco de perder informações necessárias. E lembre-se que elas devem estar em ordem alfabética, levando em consideração o SOBRENOME do autor.

Antes de continuar, confira outros artigos que podem ajudá-lo em seu trabalho escolar:

Citações

trabalhoescolar Como colocar referências bibliográficas no trabalho escolar

Por questões acadêmicas, um trabalho precisa de referências, e para que esta seja feita de forma adequada (e não tratada como plágio), também existem normas para suas citações. São simples e fáceis de aplicar nos trabalhos escolares.

Estas citações seguem um padrão estabelecido também pela ABNT, na NBR 10250.

Existem dois tipos de citações. As diretas e indiretas. Dentro delas, existem modelos a serem seguidos, caso elas tenham menos de 3 linhas, e outro modelo caso tenha mais de 3 linhas.

As citações diretas acontecem quando o pesquisador redige fielmente uma frase do autor pesquisado. Ao contrário do que pensam, este não é um ato de plágio, desde que seja feita a citação adequada, que é simplesmente citá-las entre aspas, e trazer consigo, entre parênteses, o sobrenome do autor, o ano da publicação da obra e a página em que ela se encontra. No final do material, deve conter a referência completa, conforme citado no tópico acima.

Quando o número de linhas for superior a três, deve-se formular outra formatação para o texto retirado do livro pesquisado. E neste caso, não se usam aspas. Diferentemente do resto do documento, que deve estar em tamanho 12, com espaçamento 1,5,

a citação direta acima de três linhas deve estar em tamanho 10, com espaçamento simples e abrindo um parágrafo com recuo de 4 centímetros a partir do lado esquerdo do documento, à margem. Esta citação deve ser destacada como este parágrafo foi feito. Mas, antes do parágrafo ser destacado, é necessário que sua citação, como no modelo de 3 linhas ou menos, seja apresentada.

As citações indiretas, contudo, são feitas quando o pesquisador deseja reescrever, com suas palavras, a ideia que o texto pesquisado lhe transferiu. Neste caso, não é necessário utilizar as aspas, mas o sobrenome do autor, o ano da obra e a página do material devem estar entre parênteses.

Para que o trabalho escolar seja feito de forma adequada, que não seja alvo de críticas por plágio, estas são as principais cautelas que o escritor do trabalho precisa ter. Mas não tema em pesquisar mais sobre as normas NBR 6023 e NBR 10250. Elas certamente farão de seu trabalho ainda mais completo e, se o conteúdo for bom, uma nota boa você terá.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post