Como começar uma redação


Redação

Assim como tudo na vida, precisamos dar um primeiro passo para avançar e nos darmos bem em uma redação. Porém, às vezes encontramos dificuldades para dar esse passo inicial. E não se assuste: o problema para iniciar alguma coisa, como um texto, é totalmente normal e enfrentaremos esse tipo de situação sempre. A questão é reconhecer que há dificuldade e tentar conhecer os seus motivos, para só depois pensar em tentativas para soluciona-las e estar sempre preparado para escrever redações.

manuscrito Como começar uma redação

Tudo fica mais fácil quando começamos o primeiro parágrafo de um texto.  As ideias fluem com mais rapidez e naturalidade, pois uma vez que já temos o ponto de vista a ser desenvolvido, o desenvolvimento do texto fica mais fácil. Mas e quando ficamos travados ao iniciar um texto? Uma das maiores dificuldades que encontramos ao elaborar um texto é iniciá-lo. É ainda pior quanto se trata de fazer uma redação importante, como para o vestibular ou até mesmo o Enem e ao ler o tema proposto, começa-se a sofrer com aquele “bloqueio” para começar a redação.

Aqui nesse artigo você aprenderá algumas dicas de como começar a escrever uma redação, seja para o vestibular, Enem, uma carta para o namorado, uma redação para concurso, entre outros tipos de textos que devem ser apresentados de maneira formal.

Dicas:

  1. Reconheça que você sente dificuldades para iniciar redações. É necessário, primeiramente, que você aceite que tem essa dificuldade para buscar os métodos de como iniciar uma redação de maneira eficaz.
  2. Procure entender essa dificuldade. Talvez você esteja com problemas para iniciar uma redação por falta de estudo prévio sobre o tema proposto, por nervosismo, medo do tempo se esgotar, entre outros.
  3. Se você passará por concursos, vestibulares, Enem, ou até mesmo provas escolares, procure sempre se informar o máximo possível sobre assuntos variados que poderão cair na redação. Leia sobre os temas em revistas, jornais, televisão, internet, livros, etc. Assim você estará bem informado, e enfrentará menos dificuldade para dissertar sobre um tema.
  4. Treine bastante sua escrita. Para fazer qualquer coisa bem, é necessário esforço e treinamento.
  5. Na hora da prova leia atentamente o tema proposto e tente lembrar sobre tudo o que você sabe sobre o tema.
  6. Ao ler o tema proposto não saia escrevendo tudo o que surgir na sua mente: O correto é organizar primeiramente suas ideias, já que a introdução da redação deve conter o assunto a ser tratado no texto e principalmente sua ideia a ser defendida no decorrer dele.
  7. Uma boa e fácil forma de iniciar a redação é com uma pergunta, como por exemplo: “Será que a dívida externa do Brasil foi realmente paga? Essa é uma pergunta que não quer calar. Sempre houve controvérsias”. O interessante dessa forma de abordar o leitor é que você já começa a despertar a sua atenção.
  8. Outra forma interessante de começar uma redação é com a oposição de ideias. Por exemplo, se o tema da redação for “desenvolvimento econômico no Brasil”, seria bom começar assim: “De um lado, poucos empresários da elite brasileira que estão cada vez mais ricos, do outro, milhares na linha de pobreza extrema. Essa é a base da contradição que não deixa o Brasil se desenvolver economicamente. Os ricos precisam abrir mão de muita coisa”. Com isso, você já pode desenvolver sua estrutura lógica de argumentação de forma mais fácil.
biblioteca1 Como começar uma redação

Via Flickr

Agora, junte todas as dicas e já comece a treinar redações, para que na hora “H” você não sinta o famoso “deu branco”. Boa redação!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post