Como comprar equipamento de pesca


Na hora de comprar o equipamento de pesca, o pescador iniciante pode se defrontar com diversas dúvidas com relação aos artigos a serem adquiridos. Essas dúvidas podem ser levantadas pela falta de conhecimento ou pelas diversas opções oferecidas no mercado especializado de pesca.

É comum as pessoas procurarem amigos ou vendedores conhecidos na hora de fazer as compras com o desejo de adquirir o equipamento certo para a pescaria.

Mas antes de fazer qualquer compra, é necessário levar em conta alguns pontos importantes, veja a seguir:

320 Como comprar equipamento de pescaronada/Flickr

Definindo a pescaria

Para definir o tipo de pesca é necessário responder as seguintes questões:

  • Qual o tipo de pescaria vai praticar?
  • Onde é o lugar da pescaria?
  • Quais são os tipos de peixes desse lugar?
  • Quais iscas serão utilizadas?

Respondendo essas perguntas será possível definir melhor as escolhas na hora de comprar os equipamentos. Basicamente você deverá definir sua pesca em leve, média ou pesada.

Pescaria leve

Se você está querendo fazer uma pesca descompromissada, apenas para passar o tempo, o equipamento básico a ser usado poderá ser o molinete ou a carretilha.

Esses equipamentos devem ter os chassis feitos de grafite, projetados especificamente para pescarias leves, com uso de linhas finas e iscas leves.

Pescaria média

Para esse tipo de pescaria, é recomendado comprar molinetes e carretilhas com chassis metálicos e que tenham o maior número de rolamentos.

Quanto maior o número de rolamentos, menor o desgaste do braço e maior será o arremesso da isca.

223 Como comprar equipamento de pescabsabarnowl/Flickr

Pescaria pesada

Nesta categoria de pesca o mais importante é a resistências dos equipamentos. O número de rolamentos não é relevante na pesca pesada, já que não haverá muitos arremessos e por conseqüência nem muitos recolhimentos. O objetivo será pegar peixes grandes e pesados.

Na hora de comprar o equipamento, você deverá prestar atenção na qualidade dos rolamentos e suas engrenagens. Os molinetes devem ser metálicos e rígidos, com no mínimo três rolamentos e, principalmente, com controle da fricção na parte da frente do carretel.

As carretilhas também só precisam de três rolamentos para que o arremesso e o recolhimento sejam feitos de maneira segura.

Em qualquer uma dessas opções é essencial que o equipamento tenha trava anti-reverso continuo.

Varas

Agora que você já definiu o tipo de sua pescaria e já comprou o equipamento correto, chegou a hora de escolher a vara mais indicada que seja compatível com o seu equipamento. Você também deverá levar em consideração o tipo da linha e o peso que a vara irá arremessar, para fazer a sua escolha.

Para escolher a vara correta é necessário ter em mente todas as perguntas para definir o tipo de pesca: lugar, espécies de peixes a serem fisgados e isca a serem usadas.

Para pescaria pesadas opte por varas resistentes e rígidas. Para a pesca média ou leve escolha varas de maior cumprimento e que sejam mais elásticas.

122 Como comprar equipamento de pescaDario Sanches/Flickr

Nem sempre podemos acertar na escolha ideal de equipamentos para nossa pescaria, mas com o tempo você irá ganhar experiência e conhecimento para fazer as escolhas certas de acordo com suas necessidades.

 

(Imagem destaque: kevin.j/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !