Como comprar lentes para máquina fotográfica digital


6439170337_d5b25da5dd_z

Um fotógrafo que se preze deve sempre estar preparado para conseguir os melhores ângulos para sua foto. Muitas vezes não é possível ficar na posição correta para que a fotografia seja um retrato da cena vivida. Por isso a tecnologia desenvolveu, além de máquinas super poderosas, lentes que colaboram na difícil tarefa de fotografar. De nada adianta um profissional ou um amante da fotografia, possuir uma câmera de última geração, se não possuir as lentes essenciais para melhorar o seu trabalho. Lembre-se disso: a percepção da cena é sua, quem dispara os elementos para a fotografia é a máquina, mas quem realmente capta é a lente.

Quando alguém compra uma máquina digital simples, não é possível fazer mudança nenhuma em quase nenhum aspecto, com exceção de algumas variações de luz. Coisa pouca. Quando se adquire uma máquina conhecida com semi- profissional, é possível manusear outros elementos, mas a maioria continua sendo automático. Também vem com uma única lente que é “presa” ao corpo da máquina. Já as SLR, também conhecidas como profissionais ou manuais, são as máquinas que possibilitam a mudança da lente, aumentando o leque de opção para o fotógrafo. Essas lentes também são chamadas de intercambiáveis. Sendo assim, é possível que o fotógrafo se adeque a cada situação, independente da luz, distância ou ângulo. Claro que sempre haverá o tino profissional para analisar a lente a ser usada.

2880778752 4dee66e53e z F550x450 Como comprar lentes para máquina fotográfica digital

via flickr

Existem no mercado vários tipos de lente, as mais conhecidas são: normal, teleobjetiva, grande angular, zoom, entre outras. Para adquirir uma lente deve considerar a sua necessidade.

  • Normal: A principal característica da lente normal é a reprodução idêntica, ou quase, daquela cena que é percebida pelo olho humano. De acordo com os conhecimentos do fotógrafo e o posicionamento que ele der à lente, poderá pegar outras perspectivas, mas nada com muita diferença. A distância de foco é 50mm
  • Teleobjetiva:Essa é uma lente muito parecida com a normal, mas que tem uma distância focal maior que 50 mm. No entanto, a teleobjetiva, serve para fazer tomadas bastante longas, o que favorece a execução de uma foto rápida. Os fotógrafos que trabalham com eventos normalmente usam duas máquinas e uma sempre está com a teleobjetiva embutida.
    5503742220 a3b466a6ff z F550x450 Como comprar lentes para máquina fotográfica digital

    via flickr

  • Grande angular: O nome é sugestivo e quer dizer exatamente ângulo grande. Numa distância muito pequena e que se precisa fazer uma tomada de vários objetos, sendo pessoas ou paisagens, esta é a melhor das lentes. A distância focal varia de 35 a 50 mm. No entanto, não faz sentido usar uma grande angular maior que 50 mm, pois nesses casos a teleobjetiva seria a ideal.
  • Zoom:A mais comum das lentes. Qualquer câmera digital simples possui uma lente com zoom. Ela permite a aproximação dos objetos o que facilita tomadas a longa distância, mesmo que a distância focal seja menor. É uma mistura de todas as lentes em uma só, por isso que se usa em máquinas automáticas.
    1526465610 44f5782920 z F550x450 Como comprar lentes para máquina fotográfica digital

    via flickr

O importante na hora de adquirir sua lente é ter em mente o modelo da máquina a ser utilizado. Emboras alguns fabricantes já estejam fazendo lentes com entrada padrão, algumas são específicas para um determinado modelo ou fabricante. Por isso sempre considere usar as lentes indicadas pelo fabricante no manual de instrução.
Boa sorte e sucesso sempre.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !