Como comprar um caminhão


5568377591_21bf29dacb

A decisão de comprar um caminhão é algo muito importante tanto para quem já exerce atividades de transporte como para quem pretende ingressar no ramo, pois um caminhão é uma verdadeira empresa sobre rodas, devido ao numero de licenças e documentos que são necessários para rodar com segurança. Não bastasse isso, o veiculo precisa oferecer segurança para o motorista, para a carga e para os outros, tendo em vista que trafega em vias de grande fluxo de transito.

Se você esta pensando em comprar um caminhão, é preciso decidir a marca, o modelo e a forma de pagamento mais adequada ao seu bolso que, muitas vezes, é a parte mais importante a ser decidida. Por isso confira algumas dicas para comprar com segurança.

5569157152 a3803b1985 Como comprar um caminhãotonylanciabeta/Flickr

Como comprar um caminhão

Antes de escolher a marca e o modelo do seu novo caminhão, é importante anotar no papel todos os outros custos envolvidos para que o veiculo possa rodar, pois não basta sair da loja com ele e achar que já pode conseguir trabalho assim. E preciso estar atento a outros custos, tais como:

  • Emplacamento e licenciamento;
  • IPVA;
  • Seguro DPVAT;
  • Seguro contratado contra roubos, colisões, terceiros, etc;
  • Manutenção, incluindo trocas de óleo, revisões, pneus, amortecedores, etc;
  • Habilitação na categoria adequada, conforme o tipo de caminhão a ser guiado;
  • Licenças, aferições, registros em órgãos competentes e outras exigências conforme o tipo de carga a ser transportada;
  • Outros custos e despesas

A forma de pagamento mais econômica é, sem duvida o pagamento à vista, pois com isso é possível negociar descontos e fugir dos juros e taxas cobrados por bancos e administradoras. Porém, se isto não for possível, vale a pena estudar algumas formas de financiamento e decidir qual a mais adequada conforme o caso.

Consórcio

O consorcio é uma opção para quem não tem pressa de adquirir o bem e também não quer pagar juros de financiamento. Atraves desta modalidade, que funciona quase como uma ‘poupança’, é possível dividir o valor do caminhão em ate 100 vezes, com parcelas fixas. Mas é preciso prestar atenção no valor das taxas, pois podem chegar a ate 25% do valor do bem. Também é preciso verificar a confiabilidade da administradora de consórcios, o que pode ser checado no site do Banco Central (WWW.bcb.gov.br).

Leasing

Esta opção é recomendada para empresas e pode ser chamada também de Arrendamento Mercantil, ou seja, significa que a empresa arrendadora adquire o veiculo para que este seja usado pelo arrendatário (cliente) por um determinado prazo e mediante o pagamento de prestações mensais. Em caso de pagamento adiantado de prestações, os juros são reduzidos no calculo. Ao final do período, o cliente paga o valor residual e pode transferir o bem para o seu nome.

2957236531 e9a4de6935 Como comprar um caminhãoTimitrius/Flickr

CDC

Recomendado para pessoas físicas, o CDC (Credito Direto ao Consumidor) é uma opção onde o cliente assume a divida junto ao banco, que lhe fornece o dinheiro necessário para comprar o bem. O veiculo fica em nome do cliente, mas ao mesmo tempo, é dado como garantia ao banco. Nesta modalidade é preciso dar um valor de entrada para o financiamento.

Finame

Prazos longos e juros reduzidos são as características do Finame, que é considerada a maneira menos onerosa de adquirir um novo caminhão. Não é preciso dar entrada e o praz de pagamento pode chegar a 60 meses, com uma carência de 3 a 12 meses, período no qual somente os juros devem ser pagos.

Dicas

  • Prefira veículos adquiridos em concessionárias, que dão garantia;
  • Consulte sempre o Detran, para verificar se esta tudo em ordem com a documentação do veiculo, além de verificar se é roubado, clonado, se tem multas, alienação ou qualquer espécie de bloqueio;
  • Confira o numero do chassi com o documento do veiculo;
  • Confira o histórico de manutenções e os problemas mecânicos ou colisões que possa ter sofrido;

Boa sorte!

(Imagem Destaque: tonylanciabeta/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !