Como comprar uma casa financiada


casa

A aquisição da casa própria é o sonho de dez em cada dez pessoas no Brasil, e, porque não, no mundo. Mas convenhamos que essa não seja uma tarefa fácil. Com o crescimento do setor imobiliário, e o consequente aumento dos valores da casa própria, em quase a totalidade dos casos, é preciso encarar um financiamento. Com o aumento da demanda nesse mercado também cresceu a liberação de crédito, e isso, pelo menos mantém a possibilidade do sonho se tornar realidade. Existem várias formas de iniciar um financiamento, ou, até mesmo, comprar uma casa já financiada. Em todos os casos, o importante é estar seguro do que precisa fazer.

casa2 Como comprar uma casa financiada

Via Shutterstock

Iniciando um financiamento do zero:

  1. Procure uma instituição financeira e questione as possíveis formas de financiamento.
  2. Leve uma proposta ao gerente, de acordo com a sua capacidade de pagamento.
  3. Se preferir poderá levar uma proposta a partir de um imóvel do qual se interessou.
  4. Não tenha restrições em órgãos de proteção ao crédito.
  5. Quanto à outros débitos pré existentes, vai depender de sua capacidade financeira. Se a soma de outros financiamentos e o da casa não ultrapassar o limite permitido, você poderá assumir mais esse crédito.
  6. Em muitos tipos de financiamentos, poderá utilizar o fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS). O FGTS só será liberado se for o primeiro imóvel.
  7. Cada um pode escolher o banco que lhe convier, mas programas do governo federal normalmente são liberados pela caixa econômica federal. Um exemplo disso é o programa “minha casa, minha vida”. Esse programa tem um limite no valor do imóvel. O máximo a ser financiado é R$ 80 mil. Contudo o valor do imóvel pode ser maior, pois existe um subsídio do governo. Lembre-se que o engenheiro civil da CEF, analisará a obra e, caso, conclua que vale mais do que o valor limite, poderá bloquear o financiamento.
  8. Se existir alguma duvida sobre renda, poderá procurar a caixa econômica, ou o setor de habitação do seu município para maiores esclarecimentos.
  9. Alguns registros do imóvel devem ser pagos à vista. Por isso é importante ter algum economia para cobrir esses gastos burocráticos.
casa4 Como comprar uma casa financiada

Via Shutterstock

Comprando uma casa já financiada: Deverá ser feito dois tipos de negociação. Na primeira será estabelecido o valor já pago pelo vendedor e negociar a forma de pagamento que normalmente é a vista. Na segunda a forma da transferência de responsabilidade sobre o valor financiado e faltante de quitação.

casa3 Como comprar uma casa financiada

Via Shutterstock

Também existem dois tipos da pessoa transferir o imóvel para o comprador. A primeira é na própria caixa econômica, fazendo a transferência total de todos os direitos e deveres do imóvel. A segunda é repassando o imóvel ao comprador sem transferi-lo efetivamente. Embora, na prática, quem paga é o comprador, o imóvel continua em nome do vendedor. Para isso é preciso “amarrar” o negócio.

  1. Faça um contrato em forma de procuração. Ele deve ter todos os dados de ambas as partes e, mais do que tudo, reconhecido e autenticado em cartório.
  2. Peça para que os herdeiros reconheçam uma clausula em que tem conhecimento do negócio. Caso o vendedor faleça antes do fim do pagamento, o comprador estará protegido de inventário requerido por herdeiros.

Lembre-se que sem transferir o financiamento, para caixa, quem paga é o titular. Por isso deve fechar todos os meios na procuração para evitar desgastes. A procuração é um documento reconhecido e já existe algum direcionamento para que seja registrada na escritura do imóvel, mas ainda nada oficial.

O importante é fazer dentro da lei que tudo dará certo. Boa sorte e sucesso sempre…

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !