Como comprar uma máquina fotográfica a prova d\’água


4235780479_c056895d48_b-F550x450

A fotografia subaquática ficou, de certa maneira, fácil e acessível na era da fotografia digital. Uma foto de qualidade está diretamente ligada à qualidade da máquina, que é diretamente proporcional ao valor da câmera. Antes de adquirir uma máquina a prova d água, devemos entender o processo de fotografar na água, e as características mínimas que esta máquina deve ter para se obter uma fotografia perfeita.

4896102810 fb0b0b1f70 b F550x450 Como comprar uma máquina fotográfica a prova d\água

Via creativecommons

A câmera deve ter o poder de adaptar-se às diferentes condições que são encontradas na água, nas mais variadas profundidades, para obtermos fotos de qualidade profissional devemos considerar que a água filtra os componentes da luz de uma maneira diferente, o componente vermelho, por exemplo, desaparece em primeiro lugar, e a atenuação dos componentes de cores faz a luz aparecer distorcida sob a água. O sensor da câmera deve ser capaz de compensar grande parte deste efeito, deixando as cores mais próximas da realidade utilizando o chamado “equilíbrio de branco”.

O efeito gerado pela difusão da água faz com que os indivíduos ou objetos a serem fotografados no fundo pareçam estar mais distante e a visão mais turva, a água faz com que a ótica de difração tenda a ampliar o indivíduo ou objeto em cerca de 30% em relação à fora da água, um bom zoom ótico deve ser considerado como essencial para sanar essa diferença.

O flash deve ter uma atenção especial, por ser a melhor fonte de cores para fotos subaquáticas, graças à sua luz, a cor sofre pequena atenuação ficando muito próxima de cores em fotos tiradas fora da água. Isto é possível porque, em fotografias subaquáticas, a luz do flash deixa um caminho sensivelmente menor que a luz vinda da superfície. É claro que o flash não pode ajudar em fotos muito abertas ou com zoom muito alto como, por exemplo, uma fotografia de destroços de um navio.

O fluxo normal do flash varia em torno de um metro e meio quando utilizamos o flash embutido da câmera, e cerca de cinco ou seis metros se você usar um flash externo, especialmente concebido para utilização subaquática, sendo este um importante acessório a considerar.

3722199138 aefde417e9 o F550x450 Como comprar uma máquina fotográfica a prova d\água

Via creativecommons

Na foto subaquática é sempre preferível usar o modo de disparo manual da câmera em vez de os programas predefinidos. Isto acontece para facilitar o disparo em condições normais com ou sem água, você também deve poder ajustar o balanço de branco, que não pode estar disponível apenas no modo automático. Câmeras mais básicas não oferecem estas opções e por isso devem ser evitadas.

Muitas câmeras do mercado atendem estas especificações com louvor, destacaremos a seguir alguns modelos e suas características para facilitar a sua decisão:

Canon PowerShot D10 azul

Este modelo é um dos mais completos do mercado. A profundidade impermeável de 33 pés, de 12.1 megapixels de resolução e lentes à prova de riscos, colocam-na no topo das melhores câmeras subaquáticas.

Fujifilm FinePix Z33WP

Esta apresenta resistência às grandes profundidades até 10 metros, esta câmera tem uma boa resolução e qualidade de imagem e é perfeita para fotógrafos amadores. Tem também um LCD brilhante e uma bateria de grande duração.

Olympus Stylus Tough 8000

Uma de suas melhores características é a sua robustez. A isto se soma um zoom digital 5x, zoom óptico 3.6x, profundidade impermeável de 33 pés, flash automático e redução de olhos vermelhos.

Panasonic Lumix DMC-TS1S

A Lumix DMC-TS1S é uma das melhores câmeras à prova d\’água compactas para amadores, com sua resolução de 12.1 megapixels e uma profundidade de 10 metros à prova d\’água. Uma boa qualidade de imagem somada ao baixo custo torna esta máquina em uma boa opção de compra.

Pentax Optio W60

A Optio W60 é equipada com uma resolução de 10 megapixels, profundidade impermeável de 13 pés, zoom óptico de 5x.

Sony CyberShot DSC-TX5

Com uma resolução de 10.2 megapixels e uma profundidade de 10 metros à prova d\’água, esta Sony é uma boa compra para quem procura uma opção para as câmeras à prova d\’água. Tem um bom LCD , melhor que o da maior parte das câmeras analisadas, e é uma das poucas câmeras nesta faixa que é ótima para gravação de vídeo.

Bom, espero ter ajudado você a definir qual câmera adquirir, e que você possa identificar os requisitos mínimos para uma boa fotografia. Sucesso e até a próxima.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !