Como configurar resposta automática de férias no Outlook


outlooka

Caso você necessite se ausentar em uma viagem de férias, ou estiver impossibilitado de verificar e responder suas mensagens, o programa Microsoft Outlook (versão 2007) lhe oferece a opção de enviar uma resposta automática para os seus remetentes. Esta configuração é bem simples de se fazer e qualquer usuário iniciante poderá executá-la rapidamente, seguindo atentamente o passo a passo explicado a seguir.

outlook 2007 Como configurar resposta automática de férias no Outlook

Instruções para criar uma nova mensagem padrão

Antes de iniciar a configuração, é necessário que você crie uma mensagem padrão, a qual será usada como resposta automática na sua ausência.

1) No programa Outlook vá até a opção “Novo”, do menu principal e clique em “Novo E-mail”

2) Será aberta uma nova janela, que é o novo e-mail, onde você redigirá sua mensagem informando sua ausência.

3) Na aba Opções, clique na opção “Texto sem formatação”. E redija sua mensagem, que poderá ser algo como:

“Estarei ausente em viagem de negócios no período de 18/01/ a 08/02/, por contate-me pelo celular nesse período.”

Ou

“Estou em viagem de férias, retorno em 30/01/”.

4) No canto superior esquerdo, localize e clique no botão Office, e será aberto um menu deslizante onde você deverá clicar na opção “salvar Como”.  Clique nesta opção e será aberta uma janela, onde você deverá escolher o tipo de arquivo a ser salvo, que neste caso é um arquivo “Modelo do Outlook”, com a extensão “oft”.  Então salve esta mensagem com o título desejado, e com a extensão citada anteriormente. Neste caso, como por exemplo o nome do arquivo ficaria: mensagem.oft.

Configuração do Outlook

Para que seu Outlook envie a mensagem criada na etapa anterior, você deverá cria uma regra, onde ele a executará automaticamente.

1) Estando com seu Outlook aberto, clique na guia “Ferramentas” e será aberto um menu deslizante, onde você deverá localizar e clicar na opção “Regras e Alertas…”

2) Será aberta uma nova janela, clique em “Nova Regra”.

3) Novamente será aberta outra janela, localize e selecione a opção “verificar mensagens quando chegarem”. Logo abaixo clique no botão “avançar”.

4) Será aberta uma nova janela, que você deverá escolher a condição de verificação, escolha “enviada somente para mim” e clique no botão “avançar”

5) Na janela seguinte você deverá definir a ação, então escolha a opção “responder usando um modelo específico”

6) Logo abaixo a esta lista de opções você verá um campo onde estará escrito a frase “responder com um modelo especifico”.  Clique no link “um modelo especifico”.

7) Será aberta uma janela onde você deverá localizar a mensagem salva na etapa anterior. Na opção “Examinar em” selecione “Modelos do Usuário no sistema de Arquivos” e automaticamente o seu arquivo aparecerá no campo abaixo desta janela.  Clique em “Abrir” e selecione o botão “avançar” novamente.

8) Na próxima janela você poderá escolher se existira algum tipo de exceção, e se for o caso, selecione a opção desejada e clique novamente o botão “avançar”.

9) Para finalizar, na última janela, você poderá escolher um nome para esta regra. Coloque o nome desejado e clique no botão “concluir”

10) Você será direcionado novamente para a janela “Regras e Alertas”, selecione o botão “aplicar”.

Pronto seu Outlook já está configurado para enviar uma mensagem de aviso da sua ausência a todos os seus remetentes!

Dicas

É importante lembrar que esta configuração só é válida, se o seu Outlook permanecer aberto e configurado para verificar o recebimento periódico de suas mensagens.

E não se esqueça, depois volte aqui para comentar como foi.

4 replies to this post