Como configurar um Roteador Intelbras


d-link-87715_640

Adquiriu um roteador e não faz a menor ideia de como configurá-lo? Leia este artigo e descubra como configurar as definições básicas e garanta acesso de conexão para toda a sua família. Após seguir todas as dicas você conseguirá nomear redes sem fio, inserir segurança para que sua conexão não seja invadida por sanguessugas cibernéticos.

Em suma os roteadores da intelbras são muito bons para uso doméstico e para pequenas corporações, possui interface em português e se destacam pela facilidade para realizar alterações nas configurações.

27954449 bf32b6536f Como configurar um Roteador IntelbrasFlickr/MarceloAlves

Passo a Passo

  1. Primeiramente selecione o cabo de rede com saída RJ-45 e conecte uma das extremidades na porta do roteador denominada Wan( em outros aparelhos podem ser nomeadas de Internet)
  2. Logo em seguida plugue a outra extremidade do cabo no modem de acesso fornecido pela sua prestadora de serviço(vivo speedy ou NET como, por exemplo). No modem fornecido pela prestadora de serviços haverá apenas 3 entradas, uma corresponde à entrada de alimentação e costuma ser redonda, outra entrada é a da linha de telefone chamada de RJ-11, e por fim a outra é denominada Ethernet que possui entrada RJ-45, e nessa entrada que deveremos plugar a outra extremidade do cabo de rede.
  3. Você identificará que seu roteador possui aproximadamente quatro portas numeradas, você perceberá que todas possuem o mesmo tamanho e formato. Todas foram feitas para receber pinos RJ-45. Pegue outro cabo de rede e conecte em qualquer uma dessas 4 portas.
  4. Conecte a outra extremidade na saída do seu computador. No seu computador procure a placa de rede e a saída de RJ-45.
  5. Ligue todos os equipamentos. O seu computador, o roteador e o modem.
  6. Aguarde até que todos os componentes estejam completamente funcionais. Isso deve ocorrer em aproximadamente 1 minuto.
  7. No seu computador selecione o navegador que você costuma utilizar e na barra de endereço digite 10.0.0.1  e clique no botão ir ou aperte enter. Estes números representam o endereço ip do seu roteador e ativam o software que irá te auxiliar no processo de configuração.
  8. Será exigido um login e senha para que seja possível acessar o painel de configuração. Na caixa de diálogo digite “admin” no login do usuário e “admin” na senha.
  9. Se tudo der certo uma tela inicial de boas vindas aparecerá.
  10. Selecione a opção WAN. Nesta opção nós iremos configurar o modem do seu provedor para que esse consiga transmitir informações para o roteador. Por padrão as configurações existentes já seguem o padrão que seu provedor de acesso necessita. Ou seja, nesta opção altere o tipo de conexão para PPPoE pois é esta opção utilizada pela maioria dos provedores de acesso. Após selecionar a opção PPPoE adicione o email e a senha cadastrada no seu provedor de acesso. Não se preocupe que estas informações ficam seguras dentro do roteador.
  11. Salve todas as alterações que efetuar.
  12. Agora configuraremos a conexão wireless.
  13. Selecione a opção Wireless. Escolha o nome da sua rede, este nome facilitará na hora de encontrar sua rede(afinal podem existir perto de você varias outras conexões).
  14. Estabeleça uma senha para que outras pessoas não utilizem a sua conexão. Será possível escolher vários padrões de senhas e cada categoria faz referencia ao nível de criptografia utilizado. Atualmente a mais utilizada e a WPA2 por possuir mais chaves de criptografia. (criptografia é um sistema que altera e codifica a senha, que usa como base uma serie de cálculos a fim de mascarar a verdadeira senha utilizada.)
  15. Salve novamente as alterações.
  16. Feita todas as alterações citadas acima é hora de testá-las.
  17. Desplugue o cabo de rede do seu computador e ative a conexão wireless.
  18. Neste momento deverá aparecer em sua tela a conexão com o nome que você determinou, selecione-a e insira a senha definida por você. Se tudo deu certo  uma mensagem de rede conectada aparecerá em sua tela juntamente com a opção de salvar conexão. Marque essa opção se desejar manter a conexão salva dispensando o processo de re-conectar à rede toda vez que iniciar o computador.
  19. Abra seu navegador novamente e navegue entre os sites se todos abrirem corretamente significa que você obteve sucesso na configuração do seu roteador.

3202093527 26686d8158 Como configurar um Roteador IntelbrasFlickr/silveiraneto/

Dicas

  • Alguns modelos de roteadores vem com senhas diferentes, no entanto no fundo do aparelho haverá uma menção da senha padrão.
  • Se por ventura esta senha não funcionar, localize o botão de resete do roteador e pressione-o por aproximadamente 10 segundos.
  • Se em alguns momentos os passos anteriores não derem certo efetue o reset  do roteador e inicie novamente todas as etapas.

Podemos encontrar vários tipos de roteadores no mercado, todos em suma realizam a mesma função de permitir o acesso de vários computadores à rede utilizando apenas uma entrada. No inicio você poderá se assustar com a configuração do roteador, no entanto com um pouco de calma e paciência perceberá que configurá-lo não é um bicho de sete cabeças.

(imagem destaque: pixabay/byrev)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !