Como configurar uma rede no Windows 8


6431232261_0e61859128

Desde o Windows Vista, a Microsoft implementou em sua franquia de sistemas operacionais o recurso de criação de redes domésticas baseado totalmente no compartilhamento das informações via wi-fi. No Windows 8 o recurso não é muito diferente do que já foi visto e pode ser feito em passos bem simples conforme você verá aqui.

Depois do estabelecimento das conexões wifi como padrão para compartilhamento de dados pela internet, a Microsoft inventou o recurso das redes domésticas que se tornou extremamente útil para quem tem mais de um computador em casa ou simplesmente quer interligar todos os aparelhos da família em uma mesma rede, podendo ser compartilhado desde músicas, vídeos e demais documentos até mesmo dispositivos hardware de impressoras e outros conectáveis ao computador.

7891361048 3ef1c7f224 Como configurar uma rede no Windows 8

Via Flickr

No Windows 8 esse processo ficou ainda mais simples e intuitivo, bastando que você tenha todos os computadores conectados a mesma rede wifi de internet.

  • Para começar, você deve verificar o nome de rede de cada um dos computadores. Eles precisam ser iguais. Entre na interface Meu Computador de cada um dos computadores que pretende alinhar em rede e clique em Propriedades.
  • Em seguida, role a página de descrição da máquina até o fim, onde aparecerá logo no fim da tela o nome do computador na rede. Todos devem ter o nome de WORKGROUP. Se não for o caso, apenas clique em Alter Configurações, que aparece logo ao lado, e então digite esse nome.
  • Depois disso feito em todas as máquinas, feche a aba de Propriedades e você visualizará na coluna de diretórios e raízes que aparece no lado esquerdo da tela a raiz Rede. Expanda ela e verá listados todos os computadores configurados com WORKGROUP.
  • Logo acima, você verá a raiz Grupo Doméstico. Se o objetivo é compartilhar todos os documentos dos diretórios padrão de todos os computadores entre si, você deve clicar com o botão direito sobre essa raiz e escolher a opção Alterar Configurações do Grupo Doméstico.
  • Marque então todas as pastas da Biblioteca de Diretórios do Windows que serão compartilhadas ou apenas aquelas que tiver interesse. Não é obrigatório marcar todas.

Se houver pastas que você queira compartilhar que esteja fora da raiz dos Meus Documentos dos usuários – como pasta de Arquivos de Programas, dentre outras instaladas diretamente na unidade de disco rígido do Windows, você terá de configurar manualmente o compartilhamento dessas pastas.

  1. Clique então na pasta desejada com o botão direito e entre em Propriedades.
  2. Clique na aba Compartilhamento e em seguida clique em Compartilhar. Uma nova janela será aberta. Nela, clique em Adicionar e em seguida clique na seta de opções de destinatários de compartilhamento. Você verá a opção de Grupo Doméstico. Basta selecioná-la e clicar em Compartilhar. Se o diretório for muito grande, o Windows avisará que o procedimento de configuração pode demorar vários minutos.
  3. Execute a aplicação dessas configurações em todos os computadores.
  4. Depois de encerrada a aplicação das configurações de compartilhamento, feche todas as janelas, assim como qualquer outro aplicativo e pasta afim de reiniciar o computador.
  5. Faça antes da reinicialização das máquinas o desligamento do modem wifi que os conecta pela internet. Quando os computadores estiverem sendo reiniciados, ligue outra vez o modem. Após isso, você verá todos os aparelhos tanto na raiz Grupo Doméstico como na raiz Rede, podendo acessar os dados de qualquer uma das máquinas.

 

8242281548 39ce528376 Como configurar uma rede no Windows 8

Via Flickr

Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !