Como congelar batata


USDAgov

Você está cansado de ter que chegar em casa após um dia de trabalho e ainda fazer comida? Ou pior, chegar em casa e preparar tudo do zero? Bem, segue então algumas dicas para congelar alimentos que podem reduzir o tempo gasto com cozimentos. Veja também aquela dica básica sobre como congelar alimentos mais difíceis, por exemplo, a batata. Mas antes vamos entender um pouco sobre o que é o processo de congelamento e como ele pode ser feito sem arriscar o sabor, a qualidade e a durabilidade dos alimentos.

O que é congelar? É a ação de preservação do sabor, da cor e do aroma do alimento através do resfriamento de um compartimento (mantido abaixo de zero) presente na geladeira, freezer, entre outros equipamentos.

Stacy Spensley Como congelar batataStacy Spensley / Flickr

Que tipos de alimentos eu posso congelar?

Você pode congelar alimentos como carnes (bovinas, de frango, de peixe, etc.), porém o ideal é que a carne não esteja temperada para que seja mantido o sabor e o estado original da carne até momentos antes de seu preparo propriamente dito. Evite temperar, pois o tempero pode causar certa deterioração na “saúde” inicial da carne e provocar problemas na hora do preparo (não apenas no sabor como também na qualidade e conservação).

Você não deve congelar: maionese, claras cozidas ou batidas em neve, ovo cozido, gema crua, vegetais crus, receitas que tenham maisena em sua composição, folhas de verduras e frutas, creme de chantily, banana e pêra d´água.

No caso das batatas, como podem ser congeladas?

A batata é um vegetal que sofre ação durante o cozimento, isto causa o amolecimento que, por sua vez causa um aspecto esfarelado na batata congelada após o processo. O ideal para manter o sabor, qualidade e aspecto positivos na batata é que você as congele na forma frita ou de purê.

Como congelar batatas em purê: Cozinhe as batatas normalmente (como faria no processo de produção do purê), em seguida amasse e reserve, mas não tempere. Separe o papel filme, coloque as batatas amassadas no papel, dobre e garanta que está bem fechado. Pronto! Agora você pode congelar sem medo.

andrewmalone Como congelar batataandrewmalone / Flickr

Como congelar batata crua em cubos: Descasque e corte as batatas cruas, em seguida corte em cubos. Coloque uma panela de água para esquentar e espere ferver. Mergulhe as batatas em cubos na água fervente por cinco minutos, retire da panela e jogue os cubos de batata em um refratário com água gelada ou água com cubos de gelo. Escorra, embale corretamente no papel filme e congele.

Como congelar batata frita: Descasque e corte a batata em palitos. Mergulhe as batatas em uma panela com água fervente por aproximadamente três minutos e retire. Em seguida mergulhe-as em um refratário com água gelada (ou com gelo) adicionando uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Mergulhe as batatas em gordura vegetal fervente por aproximados três minutos e pronto! Esse processo de pré-cozimento permitirá o congelamento da batata sem problemas. Apenas lembre-se de enxugar as batatas antes de congelar!

Evite sempre comidas com conservantes industriais e tenha uma vida saudável com mais essa dica. Aposto que com essas dicas você ganhou até um tempo para cuidar de você não é mesmo? Então veja outras opções que melhoram seu dia a dia de forma rápida e prática. Boa sorte!

Imagem destacada: USDAgov / Flickr

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !