Como congelar nhoque


gnochhi

O prato conhecido por “nhoque”, consiste em uma receita, essencialmente constituída por ingredientes como a batata e a farinha de trigo. Devido a estes ingredientes contidos em seu preparo, podendo ainda ser incrementado com outras iguarias e molhos, são necessários alguns cuidados para reservá-lo em ambiente refrigerado e estar apto ao consumo posteriormente.

Assim como a maioria das receitas que envolvam massas, recomenda-se que sejam congelados após estarem pré-cozidos. Para que não hajam erros e o processo possa ser acompanhado tanto para massas pré-cozinhas, quanto para o nhoque já temperado, acompanhe os passos e observações, para que após congelados, possam ainda ser consumidos.

3904910147 78d9517ed2 z F550x450 Como congelar nhoquemegan.chromik / Flickr

Como congelar nhoque (pré-cozido)

  1. A primeiro momento, é necessário compreender que quaisquer resultados, serão obtidos de melhor maneira se o nhoque congelado estiver pré-cozido. De tal forma, adicione água a um recipiente e deixe-a ferver.
  2. Após fervida a água, despeje o nhoque.
  3. Após alguns minutos, ele irá “subir”. Quando atingir a superficie e tal parte do processo se concretizar, retire do fogo e escorra o nhoque.
  4. Logo após, coloque-o em uma bacia ou refratário bem grande e regue com um pouco de azeite.
  5. Misture-o bem, até que a massa encontre aderência ao azeite e aguarde até esfriar.
  6. Adicione-o em pequenos sacos plásticos ou recipientes com tampas.
  7. Busque retirar o máximo de ar possível contido nos sacos plásticos, tomando cuidado para que ao retirar o ar, não sejam amassados os nhoques.
  8. Já dentro dos sacos, leve-o ao freezer.

Para descongelar, basta jogar a massa congelada em água, para que atinja o ponto de fervura e ao submergir à superficie, a massa deverá ser retirada.

Como congelar nhoque (massa pronta)

  1. Prepare a receita já conhecida e utilizada, adicionando o molho de sua preferência a massa.
  2. Despeje-as e um recipiente ainda quando aquecidas e espere até que esfrie um pouco.
  3. Após esfriar, leve-a ao freezer para congelar.
  4. Recomenda-se apenas que as tampe quentinhas, quando a massa estiver congelada.

Para descongelar, basta levar o o refratário ao forno.

Observações referentes ao congelamento de pratos prontos

  • É importante que os alimentos sejam cozidos em um espaço de tempo menor do que o comum, pois o processo de congelamento e descongelamento, amaciará os alimentos além do comum.
  • Busque usar menos sal e demais temperos, pois estes poderão ser ressaltados durante o congelamento, bem como o próprio sabor do noque.
  • Muitos sabem que durante o congelamento ou resfriamento, os alimentos podem perder nutrientes importantes, bem como proteínas e demais compostos energéticos. Desta forma, quando o alimento estiver preparado, deve ser resfriado de imediato, com o auxílio de uma panela de água com gelo. Assim, o processo de cozimento será interrompido e os valores nutritivos do alimento serão mantidos, bem como o sabor.
  • Recomenda-se o uso de embalagens menores (pequenas), que possibilitem a retirada pouco a pouco, da quantia que será consumida. Estas podem ser sacos plásticos ou pequenos refratários acompanhados de tampa.
  • Não deixe espaço entre o alimento e a sua tampa, e tente sempre extrair todo o ar. Isso manterá o alimento congelado por mais tempo e sem a entrada de demais substâncias contidas no freezer.
  • O alimento congelado, após descongelar, deve ser consumido no máximo em 24h.
  • Alimentos descongelados, não podem ser congelados novamente.

4936669651 06b8766413 z F550x450 Como congelar nhoqueGeoff Peters / Flickr

Boa sorte!

(Imagem destaque: Enrico Matteucci / Flickr)

1 reply to this post