Como congelar pão


533282370_29d8f47062

O pãozinho já virou o companheiro nosso de cada dia no café da manhã e também nos famosos lanchinhos da tarde. E não há como descrever o cheirinho e o sabor delicioso de um pãozinho fresquinho e crocante, especialmente se tiver saído direto do forno da padaria. Pena que isso não dura muito.

É impressionante como o pão comprado pela manhã não dura até o dia seguinte, em muitos casos não dura até a tarde. Embora não muito popular no Brasil, existe uma forma de manter seu pão fresco e com o sabor agradável por mais tempo. Trata-se da técnica de se congelar pães. Para cada situação se congela de um jeito.

Vamos ver dicas para se congelar pães nas situações mais comuns.

Material

  • Pães;
  • Rolo de papel filme;
  • Papel alumínio;
  • Saco Ziploc (para substituir papel filme);
  • Forno e congelador.

4269663447 186634ba0e Como congelar pãopinksherbetphotography/Flickr

Como congelar pãozinho francês

  1. Pães franceses sãos os mais queridos das mesas de café da manhã em todo o Brasil. Primeiro os pães devem ter sido feitos no mesmo dia em que você for congelá-los. Não adianta tentar “salvar” um pão dormido de vários dias.
  2. Envolva cada um dos pães com papel filme. Tenha certeza de que estão bem envolvidos, de preferência com duas voltas, de forma que fiquem bem vedados. Você pode colocar cada um por vez, ou uns 3 por embalagem.
  3. Coloque-os no seu congelador ou freezer. Ele poderá ser conservado por até 2 meses, após esse período descarte o pão.
  4. Quando for consumir os pães congelados, leve-os a um forno pré-aquecido à 180ºC e deixe-os lá por volta de 5 minutos. Depois é só retirar e curtir seu pãozinho macio e saboroso.

Dica para o pão francês: Essa dica vale também para outros tipos de pães. Ao invés de utilizar papel filme, você pode optar por usar um saco Ziploc. Funciona com a mesma eficiência, porém ele deve estar bem vedado, senão não adianta muito.

Como congelar pão de forma:

  • Apesar do pão de forma durar bastante se conservado em sua embalagem original, ele pode ser congelado para se aproveitar por mais tempo. Coloque-os em embalagens próprias para congelamento em freezer e de preferência fechadas a vácuo.
  • Deixe-os no congelador ou freezer por até 3 meses. Se não consumi-lo, descarte-o.
  • Ao retirar da do congelador ou freezer, deixe-o por alguns minutos descongelando em temperatura ambiente, após isso leve-o ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe-o lá por até 5 minutos. Ou você poderá aquece-lo direto na torradeira.

7154172516 3bbf67d6fd Como congelar pãonateshramnaganat/Flickr

Dicas

  • Pode ser interessante comprar a massa do pão ainda congelada, pois além de conservar mais tempo na geladeira, você ainda poderá ter um pão fresquinho e crocante a hora que quiser.
  • Pães de forma ficam melhor conservados em ambiente fresco, e em sua embalagem original. Congele-o apenas quando não restar alternativas ou se o ambiente não estiver favorável ao pão.
  • Evite desperdício. Calcule o quanto consome de pão antes de comprar em excesso.

Agora que você já conhece técnicas para conservar seu pão macio e saboroso por mais tempo, aproveite essas dicas na companhia de uma xicara de café ou um copo de suco, pois você merece.

Boa sorte!

(imagem destaque:jeffwbrooktree/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !