Como conseguir o histórico escolar


5011499261_1b75130ee8

Quando iniciamos a vida escolar, seja em qual período for, ensino fundamental, médio ou superior, uma série de documentos nossos são levadas às escolas ou instituições de ensino, e nelas outros documentos são gerados, sendo estes sobre nossa vida estudantil. A existência desses documentos permitem, entre tantas coisas, comprovar que realmente estudamos ou estamos estudando, isso permite ainda, que possamos receber e comprovar outros benefícios como a redução do valor das passagens em transporte público, pagar menos em atividades culturais como o cinema, teatros entre outros. O documento escolar mais pedido e utilizado é o chamado histórico escolar.

O histórico escolar é um documentos que contém em sua essência, as informações da escola em questão, onde o aluno estuda/ estudou; entre as informações estão nome e dados da escola como o endereço, numero de registro, o carimbo da mesma e às vezes o nome do diretor/ coordenador do período em questão.

Sobre o aluno o doc. apresenta as informações de praxe, como nome, número de rg,  número de GDAE (registro estudantil que fica salvo no sistema de administração escolar, junto ao governo, o que permite que seus dados estudantis fiquem disponíveis para qualquer unidade escolar, em outras palavras, comprova que o aluno realmente cursou uma escola e etc.), as notas e quantidade de frequência e outras observações importantes.

4460763414 dd6cae737b Como conseguir o histórico escolaragenciadenoticiasdoacre/Flickr

Esse documento pode ser obtido na instituição ou escola onde se estuda ou estudou, deve ser solicitado junto à secretaria da mesma, ou no caso de ensino superior normalmente junto à central de relacionamento do aluno (ou outros nomes que possa ser dado ao atendimento ao aluno). Em escolas de ensino fundamental e médio, normalmente é liberado inicialmente após de um a três meses após o termino, isso dependerá da escola. Após o documento ser liberado ficará em posse do aluno e às vezes uma via com a escola.

No ensino superior o tempo para se conseguir esse documento pode ser rápido ou muito demorado, dependendo apenas da instituição, na mesma, quando feita a solicitação, eles próprios irão apresentar uma data para a entrega de seu documento. Após os mesmos já terem sido entregues pela primeira vez (após termino de curso), podem se adquirir vias adicionais junto à escola, comumente liberadas no mesmo dia e na hora do pedido, exceto ensino superior que pede prazos de um a três dias.

Durante o curso não é possível conseguir o histórico completo, então pode-se solicitar um comprovante ou declaração para a instituição, que serve para comprovar que você realmente esta estudando, lembrando que o mesmo deve estar carimbado e assinado por agentes da escola ou não será valido.

Recapitulando, como conseguir o histórico:

  1. Após o fim do curso, fazer a solicitação do histórico;
  2. Aguardar o prazo informado pela escola/ instituição;
  3. Retornar após o prazo informado e retirar o documento.
       Após entregue esse documento, tenha o máximo de cuidado possível, pois ele será de extrema importância para você, assim como qualquer outro tipo de documento. Guarda-lo em local seguro, para quando for necessário, poder fazer a utilização do mesmo.
6685805075 7906c24a35 Como conseguir o histórico escolarmdgovpics/Flickr
(imagem destaque:quinnanya/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !