Como conseguir um atestado de bons antecedentes


scales-of-justice_w725_h544

Seja a aprovação em um concurso público, a conquista de um novo emprego ou quaisquer outros motivos, o atestado de antecedentes criminais, mais conhecido como atestado de bons antecedentes é muito utilizado. Ele é emitido pela Secretaria da Segurança Pública de cada estado e o seu objetivo é mostrar a existência ou não de registro de antecedentes criminais, mostrando a atual situação do cidadão no exato momento em que faz a pesquisa junto aos registros informatizados do Instituto. Como hoje em dia está tudo informatizado, na maior parte dos estados é possível obter esse atestado de bons antecedentes por meio da internet. Para tal, basta ter uma conexão estável com a internet, e uma impressora, para poder imprimir o documento e levá-lo a quem o está exigindo.1092347279 0d7b68d0a2 500x250 Como conseguir um atestado de bons antecedentes

Veja o passo a passo de como retirar a certidão de bons antecedentes:

 1) Verifique se o documento de identidade (RG) foi emitido pelo estado onde você está se propondo a tirar o atestado de bons antecedentes.

2) Caso não seja, é necessário ir aos postos onde são retiradas as carteiras de identidade, levando o RG.

3) Alguns estados possuem caixas rápidos, postos de atendimento avançados onde não há filas, geralmente conhecidos como poupatempo. Também é possível ir a esses locais para retirar o atestado de bons antecedentes caso o estado da identidade não corresponda ao estado onde se deseja retirá-lo.

4) No caso de já ter a identidade correspondente ao estado, é preciso então buscar no site da secretaria de segurança pública local e clicar em atestado de antecedentes criminais.

5) É preciso informar o nome completo de quem está buscando a informação, nome da mãe, do pai, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, número do passaporte, série do passaporte, documento de identificação, órgão emissor, unidade da federação (UF, estado) e CPF. Todos os nomes e sobrenomes devem estar completos, não podem ser usadas abreviaturas.

Saiba que:

  • Se o Atestado de Antecedentes Criminais não for emitido, isso não quer dizer que exista pendências jurídico-criminais.
  • Um outro detalhe que também deve ser compreendido é que o atestado não relata a vida pregressa do cidadão, somente dá como resposta “negativo” ou “positivo”. A ficha da pessoa não sai no documento.

Também é possível retirar pela Polícia Federal. Nesse caso, o documento revela se o cidadão já teve passagem ou não pela PF. Nessa situação, o atestado é útil para ser usado em consulados no momento em que for tirar o visto. Aquele que é retirado pela internet deve ser validade em qualquer cartório, caso seja usado para regularizar situação de brasileiros no exterior.PunkJustice 475x250 Como conseguir um atestado de bons antecedentesPara emitir a certidão de bons antecedentes pela PF é preciso acessar o site da corporação e informar todos os dados já citados acima. Caso não tenha passaporte, o espaço deve ser deixado em branco. Depois de preencher todas as lacunas, é preciso clicar em “Pesquisar” e em seguida digitar o código que aparece na tela. Para poder gerar a certidão em formato PDF é preciso que o Adobe Acrobat Reader esteja funcionando.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !