Como conseguir uma bolsa em uma faculdade no Brasil


3809920071_77dbb3e768_o-F550x450

Bolsas de estudo são realmente grandes facilitadores para estudantes de baixa renda concluírem seus estudos, conseguir uma profissão e uma boa posição no disputado mercado de trabalho. Atualmente, as universidades concedem vários tipos de bolsas de estudos. O governo federal, sindicatos, indústrias, e associações de pais e mestres também são algumas opções para estudantes interessados em bolsas.

Para conseguir algumas dessas bolsas, às vezes é exigido um processo seletivo, às vezes não, bastando apenas o estudante prestar algum serviço. Saiba mais detalhes deste assunto neste artigo.

2351496307 a72db4d558 z F550x450 Como conseguir uma bolsa em uma faculdade no Brasil

via flickr

Para conseguir bolsas de estudo no Brasil o estudante vai precisar de:

  • Estar matriculado em uma universidade
  • Possuir baixa renda
  • Estar trabalhando em uma indústria ou ser sócio de um sindicato
  • Ser participante de uma associação de pais e mestres
  • Prestar serviços para a universidade
  • Ter prestado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e conseguir uma boa nota

É importante ressaltar que o estudante para conseguir uma bolsa de estudo vai precisar preencher pelo menos dois requisitos descritos acima.

Veja uma listagem de algumas dicas de como conseguir uma bolsa de estudos.

  • Efetuar matrícula em uma faculdade. É obrigatório o estudante estar matriculado em uma faculdade. Ninguém consegue uma bolsa de estudos se não tiver sido aprovado em um vestibular e já estar com a matrícula feita em qualquer curso de graduação.
  • Verifique as possibilidades existentes na faculdade. Várias faculdades do Brasil oferecem aos seus alunos serviços na própria universidade. Estes serviços funcionam como estágios em meio período. Funcionam como uma troca. O estudante trabalha em algum segmento da faculdade e em troca recebe um desconto parcial ou integral em sua mensalidade mensal.
  • Fique atento ao mural de avisos da faculdade. Nestes murais é que normalmente a faculdade informa sobre possibilidades de bolsa de estudos.
  • Verifique o sindicato de sua empresa. Se o seu caso for de um estudante que trabalha em uma empresa e é associado a algum tipo de sindicato. Verifique se o sindicato da categoria da empresa a qual você trabalha oferece algum desconto para associados. A grande maioria dos sindicatos oferecem descontos que variam de 10 a 30% na mensalidade.
    66682014 9edd4dfd33 z F550x450 Como conseguir uma bolsa em uma faculdade no Brasil

    via flickr

  • Descubra o que é preciso para conseguir uma bolsa de estudo em associações de pais e mestres. A maioria das faculdades brasileiras possuem convênios com associações de pais e mestres. Estas associações concedem bolsas de estudos para estudantes de baixa renda que querem continuar seus estudos.
  • Conseguir uma boa nota no ENEM. O ENEM é atualmente o principal meio dos estudantes conseguirem uma bolsa de estudos pelo PROUNI (Programa Universidade para Todos). Se o estudante prestar o exame e conseguir boas notas na redação e nas duas provas de múltipla escolha que compõem o exame. Ele poderá se inscrever no PROUNI e conseguir uma bolsa de estudos integral ou parcial em alguma faculdade que esteja cadastrada no programa do governo federal brasileiro. A grande vantagem é que o estudante pode escolher a faculdade onde quer estudar.
    7052122195 fec0768c76 z F550x450 Como conseguir uma bolsa em uma faculdade no Brasil

    via flickr

O essencial para o estudante é nunca desistir de estudar. Estar sempre se atualizando e prestando exames que estarão aparecendo no decorrer de sua graduação. Às vezes a faculdade onde se está matriculado não oferece bolsas de estudos para um grande número de estudantes, então é necessário estar atento às outras faculdades. Então esteja sempre pronto para prestar vestibulares.

Boa sorte em seus estudos e que você consiga o mais rápido uma bolsa de estudos vantajosa que possa te auxiliar na conclusão da sua graduação.

1 reply to this post