Como consertar um vaso sanitário


800px-Australian_Toilet

Problemas em vasos sanitários são mais comuns do que se imagina. Tais complicações vão desde pequenos vazamentos, passando por baixos níveis de água e, em alguns casos, chegando na necessidade de substituição do vaso inteiro.

Para reparar um vaso sanitário, primeiramente deve-se encontrar a causa e saber qual o problema. A partir daí, basta seguir algumas dicas básicas e iniciar o conserto. Fique tranquilo, pois não é preciso ser um expert em encanamentos para consertar um vaso sanitário: basta seguir algumas dicas e passos essenciais para assim chegar à um excelente resultado final!

Confira nosso artigo e saiba como lidar com dois dos principais problemas e consertos necessários nos vasos sanitários: baixos níveis de água e substituição de um vaso antigo por um novo.

Vaso sanitário com baixos níveis de água

Toilet llqq 001 Como consertar um vaso sanitário
Tenzinx3/Wikimedia Commons

Geralmente, quando o nível da água do vaso sanitário está muito baixo, o problema pode estar presente na boia da caixa – enquanto a descarga é acionada. A boia, por sua vez, pode estar mais baixa do que o normal. Para eliminar este problema, proceda da seguinte forma:

  1. Abra a caixa de água e localize o condutor.
  2. Com as mãos, levante o condutor de modo que ele permaneça na mesma altura e direção da corda. Este alinhamento é imprescindível, pois se o condutor e a corda estiverem desalinhados, a boia da caixa fica impossibilitada de descer, fazendo com que a água flua continuamente.
  3. Feche a caixa de água e dê descarga novamente, para chegar o nível da água.

Caso este não seja o problema, é possível que outros motivos estejam diminuindo o nível da água, como o entupimento do vaso com resíduos químicos por conta de desvios internos na cerâmica. Para consertar, é simples:

  1. Examine a parte interna do vaso sanitário com o auxílio de um pequeno espelho. Procure por resíduos químicos e possíveis detritos.
  2. Com um pedaço arame, limpe a parte interna do vaso, retirando todas as impurezas que podem estar dificultando a passagem normal de água, reduzindo assim o nível de água do vaso.

Substituição do Vaso Sanitário

800px Australian Toilet Como consertar um vaso sanitárioJarlhelm/Wikimedia Commons

A substituição do vaso sanitário deve ser feitas apenas quando o desentupimento ou conserto não surtirem efeito. Esta, porém, é a última opção quando o assunto são os consertos de vasos sanitários. Faça da seguinte forma:

  1. Escolha o novo vaso utilizando as mesmas medidas do vaso antigo.
  2. Mantenha o registro da caixa fechado e elimine toda a água restante no vaso sanitário e na caixa. Para eliminar a maior quantidade possível de água, dê descarga algumas vezes. Depois, seque a área.
  3. Retire os parafusos que conectam a caixa à parede e os que conectam a caixa ao vaso. Reserve a caixa em um local que não interfira no restante do processo.
  4. Retire os tampões dos parafusos do vaso sanitário, com o auxílio de uma faca. Remova também as porcas e os parafusos, não se esquecendo de guardar as anilhas.
  5. Retire o vaso sanitário, o qual já estará solto. Como os vasos pesam em torno de 30kgs, esta etapa exige cuidado: balance o vaso ate que o mesmo seja removido totalmente. Guarde-o em um local com carpete, já que a porcelana quebra com muita facilidade.
  6. Limpe os encanamentos descobertos, com uma esponja.
  7. Utilizando uma  faca ou espátula, retire toda a sobra de massa e cimento deixadas pela instalação anterior. Em seguida, acople o novo vaso sanitário.
  8. Repita o mesmo procedimento de desinstalação, mas desta vez iniciando do final para o começo.

Apesar de serem processos simples, consertar vasos sanitários podem ser tarefas difíceis para alguns. Caso sinta dificuldades, não hesite em buscar auxílio especializado.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: Matthew Paul Argall/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !