Como consertar uma válvula de descarga


pag

Alguns problemas domésticos precisam ser resolvidos imediatamente pela importância e por sua necessidade de uso entre os moradores da residência. Imagine ficar um dia inteiro sem poder utilizar a descarga do banheiro? Difícil, não é mesmo?

Mas existe uma notícia boa à cerca desse problema: É possível consertar a válvula de descarga sem o auxílio de um especialista ou marido de aluguel, independentemente se você possui experiência ou não com reparos domésticos.

Acompanhe nossas dicas, siga corretamente o passo e passo, e veja como é possível consertar os problemas na válvula da descarga de maneira prática e segura.

6749839107 93d18e6451 Como consertar uma válvula de descargaepSos.de/Flickr

Como consertar uma válvula de descarga

Materiais e equipamentos necessários

  • Chave sextavada (especial para válvula de descarga);
  • Chave de fenda;
  •  Alicate.

Reparo – Passo a passo

  1. A primeira coisa a se fazer é fechar o registro da válvula. Para fazer isso basta levantar a tampa da descarga e girar a válvula em sentido horário (da esquerda para a direita) até que o objeto fique travado. Continue girando a válvula nesse sentido até o  registro ficar totalmente fechado.
  2. Deixe a tampa do vaso sanitário abaixada enquanto executa o reparo. Ambos os lados da válvula possuem parafusos que prendem a canopla ao equipamento. Pegue a chave de fenda e remova esses parafusos para ter contato direto com a válvula. Deixe-os reservados para utilização futura, retirando totalmente a canopla.
  3. Remova o parafuso central que está no registro (habitualmente na cor branca) e segure-o com cuidado, pois nele existe uma mola embutida que poderá saltar no final do processo. Da mesma forma que fez com os parafusos, guarde os objetos removidos em local seguro.
  4. Utilize a chave sextavada para abrir a válvula. Para tanto, basta encaixar a boca da chave no centro da válvula e girá-la em sentido anti-horário até que solte por completo. Remova o reparo (parte central da válvula) e leve-o até uma casa de materiais para construção para adquirir um modelo semelhante. Limpe o espaço ocupado pelo reparo com um pano seco antes de iniciar a montagem da nova válvula

.

5462627841 dc05cb24f3 Como consertar uma válvula de descargasmoMashup_/Flickr

Montagem – Passo a Passo

  1. Coloque o novo reparo no espaço destinado girando-o para o seu encaixe completo. Ele deve ficar rente à tampa. O retentor é adquirido junto com o reparo e deverá ser trocado utilizando um alicate para remover o antigo. Coloque o novo retentor na parte traseira da válvula.
  2. Encaixe a válvula novamente na parede, girando-a no sentido horário com o auxílio da chave sextavada. Coloque a mola e o parafuso central na válvula e aperte-os até que estejam completamente fixados.
  3. Abra o registro girando-o em sentido anti-horário e teste a vazão de água da descarga. Se a quantidade for pouca, abra mais o registro e se for muita, feche-o até encontrar a ponto exato de vazão.
  4. Coloque novamente a canopla e os parafusos em seus respectivos lugares e faça um teste quanto à funcionalidade de seu reparo. Se você seguiu corretamente as etapas descritas, concluirá eficientemente esta atividade.

Viu só como é fácil consertar a válvula de descarga? Em poucos minutos e utilizando ferramentas básicas qualquer pessoa é capaz de executar este trabalho doméstico, preparando-se para situações que exigem intervenção imediata, como essa.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque:  Mrsiraphol/Shutterstock)