Como conservar bambu


2942847811_f1cd1484be

O bambu é uma planta muito conhecida na China, mas que também, mantém uma boa relação com o solo do Brasil. Considerado parente da taquara, o bambu têm a vantagem de não ser áspero e ser muito mais resistente. Por isso mesmo que é uma planta bastante utilizada para se fazer cercados, e até mesmo paredes, com essa planta encontrada, com certa facilidade,  em mananciais e próximo a ambientes úmidos. Para se ter uma ideia, é possível fazer casas e galpões utilizando o bambu. Inclusive foi comprovado que é resistente a terremotos, pois, num incidente de tremor da terra na Colômbia, as casas feitas de bambu ficaram em pé, enquanto outras, de concreto, vieram abaixo.

Para conseguir exito com a planta, é necessário fazer um trabalho de conservação do bambu: A seguir, algumas dicas para essa tarefa.

472664718 8d1f8b5d15 Como conservar bambujscatty/Flickr

Passo a passo para conservar bambu

Método de colheita: Para melhor aproveitamento do bambu, procure cortá-lo bem próximo ao chão (pode ficar tranquilo que el vai brotar). Na parte de cima, corte, onde preferir para o seu projeto, mas sempre um pouco acima do “nó” que é aquela divisão entre os gomos, como se fosse uma cana de açúcar. Esse corte, permite perder o mínimo possível da planta.

  1. Faça um furo em cada gomo do bambu, também conhecido por entrenó, com uma furadeira. Procure não fazer um furo muito grosso.
  2. Misture num galão um pouco de óleo queimado, betume e óleo diesel. A proporção deve ser de uma porção de óleo queimado, uma porção de betume e, quarenta porções de óleo diesel.
  3. Faça a medida de acordo com a sua necessidade.
  4. Coloque a mistura em cada gomo ou entrenó.
  5. Chacoalhe o bambu, evitando que derrame a mistura pelo furo no entrenó.
  6. Deixe agir por algumas horas e depois despeje a mistura de volta no galão (cuidado ao descartar o produto para não correr em rios e córregos).
  7. Com a ajuda de um pincel ou de um rolinho de pintura, passe por toda a extensão do bambu resina acrílica ou verniz exterior. Se a quantidade do produto for muito grande, no caso de se fazer uma casa, poderá ser feito uma espécie de mergulho das varas no verniz. Basta colocar o verniz numa caixa, estilo daquelas que se fazia massa antes das betoneiras, e mergulhar uma a uma e, retirar logo em seguida.
  8. Deixe secar em local seco, mas não diretamente no sol. No entanto, nunca faça o processo de conservação em dias nublados ou chuvosos. Evite o contato direto com o chão. Parra isso basta fincar quatro estacas, distantes, conforme o tamanho das varas. Atravesse uma vara do próprio bambu em cada lateral das estacas e coloque os outros encima. Assim a secagem será mais rápida.
  9. A cada tempo poderá fazer uma movimentação das varas para uma secagem mais rápida e uniforme.

152873711 1308f6cb85 Como conservar bambuAdam Kahtava /Flickr

Esse procedimento de conservação de bambu é muito importante, pois ele protege de rachaduras e de insetos e traças. Seguindo esse passo a passo, terá todos os requisitos para obter e conservar um bambu de qualidade para o seu projeto. Apesar de ser bastante resistente, é extremamente necessário esse processo, pela demora da secagem.
Boa Sorte!
(Imagem Destaque: odonata98/Flickr)