Como construir paredes: Acabamentos


2982307469_5121359681_z-F550x450

Uma das etapas mais difíceis e importantes em uma construção é a escolha e execução do acabamento das paredes da mesma. Seja no interior e/ou no exterior, é de suma importância que esta etapa seja bem planejada, pois uma série de fatores irá influenciar na escolha do tipo de acabamento e na forma como estes deverão ser aplicados nas paredes.

Nesta etapa você terá muito a decidir e colocar em prática, mas não se preocupe, pois você não estará sozinho. Este artigo irá orientá-lo sobre alguns aspectos que deveram ser avaliados e levados em consideração para que tudo corra bem sem que você perca tempo e a tranquilidade na hora de executá-la com três dicas muito importantes. Vamos lá?

3841989844 4593698b82 z F550x450 Como construir paredes: Acabamentos

via flickr

Evitando problemas e desperdícios futuros.

Muitos problemas podem ser evitados na hora do acabamento, como desperdícios mesmo antes de inciar o acabamento em si. Veja as dicas.

1 – Entijolamento

O acabamento das paredes de uma construção é algo tão importante e relevante que as medidas corretas e necessárias deverão ser tomadas muito antes de se iniciar a tarefa em si. Resumindo, você deverá pensar no acabamento já no momento de começar a erguê-la ou mesmo na base da mesma, quando possível. Acompanhe sempre que possível o processo de entijolamento, ou seja, o levantamentoda mesma, quando você não for o executor da tarefa. Exija do pedreiro que vai executar a obra, que o faça com qualidade principalmente no que diz respeito ao prumo e nivelamento simultaneamente, pois isto vai fazer diferença no momento de se aplicar o reboco e respectivamente a cerâmica, quando for esta sua opção. Dependendo da qualidade de prumo da parede erguida, você irá gastar mais ou menos em ambas as tarefas. Sem contar que uma parede erguida fora do prumo, dependendo da intensidade desta falha, poderá afetar muitas outras partes da obra, como a laje, por exemplo, levando a casos mais graves e ao comprometimento da segurança da mesma, podendo causar desabamentos.

2 – Seco ou molhado

Muita atenção também no momento de se escolher o acabamento para o tipo de área na qual a parede esta construída e qual será a finalidade dela. Em locais onde existe umidade junto à mesma ou em sua base, quando não for possível evitá-los, deve-se usar sempre no momento do emboço e do alicerce algum tipo de impermeabilizante. Existem vários processos de impermeabilização de paredes de acordo com a necessidade da construção. Em paredes de banheiros, por exemplo, na área de banho, como no Box, deve-se usar um impermeabilizante agregado à massa do reboco, e ainda usar uma massa mais forte. Isto ajudará a evitar que a água frequente nesta área venha a descolar o revestimento cerâmico, que deverá ser também aplicado com argamassa especial que contenha impermeabilizante, de preferência de fábrica. São muitas as opções existentes atualmente no mercado. Faça uma pesquisa e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu orçamento.

3665552152 facd4526a0 z Como construir paredes: Acabamentos

via flickr

3 – Cerâmica ou pintura?

Muitos se perguntam qual seria o acabamento ideal para as paredes de uma construção. Porém, não existe acabamento ideal de forma generalizada, afinal cada caso é um caso e depende de vários fatores. Tais como o local onde será aplicada, a necessidade de aplicação, fator decorativo, e principalmente o gosto do proprietário da obra, que é fator primordial para a escolha. De uma forma genérica, em cozinhas, banheiros, lavabos, áreas de serviço e áreas externas que ficaram expostas a intempéries, em locais de muita chuva, deve-se priorizar o uso de cerâmica. Por outro lado, áreas internas como quartos, salas, escritórios, entre outros poderá receber cerâmica, porém se tornam mais aconchegantes quando se usa pintura ou mesmo madeira e/ou forros. Por ser mais quente este tipo de acabamento a  consequência é tornar o ambiente mais aconchegante. Outro fator que influência em optar por tinta ao invés de cerâmica nestes ambientes é a possibilidade de se renovar de maneira mais rápida e prática a decoração, já que a cerâmica geralmente requer quebra e remoção da mesma para executar esta reforma, a tinta pode ser aplicada por cima da mais antiga.

164884242 e7ba876d80 Como construir paredes: Acabamentos

via flickr

Links:

Bem pessoal, aí estão algumas dicas importantes para que você evite desperdícios, perca de tempo e principalmente não tenha dores de cabeça na execução e na escolha do acabamento que irá colocar nas paredes de sua construção. É bem verdade que ainda tem muitas coisas a serem levadas em consideração, como custo-beneficio de cada acabamento, opções alternativas de materiais e uma série de outras coisas. Porém, isto já é assunto para um próximo artigo ou mesmo para alguns mais.

Desejo-lhe boa sorte em sua escolha e recomendo que procure mais informações a respeito do processo de acabamento antes de iniciar.

 

1 reply to this post