Como construir um Haras


800px-Horse_profile

Construir um haras é um projeto com um grau de dificuldade elevado, mas que vale a pena cada segundo desprendido e centavo investido. Antes de iniciar a construção do haras, deve-se elaborar um projeto e mentalizar qual é o seu objetivo. É possível ganhar dinheiro com um haras e também se pode manter apenas pela paixão de trabalhar com as melhores raças e um local adequado para isso. Por isso, quem tem intenção de construir um haras, deve estar preparado para entender dos processos e se rodear de qualificações profissionais, ou mesmo contratar esses serviços.

Haras Gelos 9 F550x450 Como construir um HarasWikimedia Commons

Como construir um haras

  1. Escolha um terreno adequado. O local do haras deve se plano ou com o mínimo de ondulações. Caso seja muito irregular poderá ferir os cascos dos animais e, até mesmo, ocasionar quedas.
  2. Procure entender as dificuldades climáticas da região. Apesar do clima brasileiro permitir a construção de haras em qualquer parte do país, em algumas regiões há mudanças significativas de temperatura durante o ano. Deve-se ter cuidado para que a criação não sofra com isso.
  3. Tenha em mente exatamente a quantidade de cavalos que pretende criar, inclusive com o porte adequado, para não correr risco de faltar trato e espaço para a movimentação deles.
  4. Faça a baias e as trincheiras em alvenaria para proporcionar conforto aos animais. Poderá diversificar o tamanho das trincheiras, para evitar que o espaço seja pequeno ou grande demais para o cavalo.
  5. Os cochos devem ser adequados à altura do cavalo.
  6. Construa um espaço no qual os visitantes possam ficar enquanto não estão passeando.
  7. Contrate funcionários especializados.

800px Haras   Avenches   2 F550x450 Como construir um HarasWikimedia Commons

Escolha dos cavalos

Existem três tipos de funções básicas desempenhadas por cavalos. O trabalho, o esporte e o lazer. Quem constrói um haras dificilmente está pensando em cavalo para trabalho, o ideal é esporte e lazer. Mas é possível que queira diversificar as raças de sua criação. Por isso para cada atividade existem raças compatíveis.

  • Para o trabalho, as raças crioula, pantaneira e nordestina são as mais conhecidas. Essas raças são criadas em locais que sempre precisaram utilizar o cavalo para o trabalho, por isso houve adaptação.
  • Para o esporte, o mangalarga é o mais conhecido. Essa raça é provida da habilidade de fazer movimentos rápidos e diferentes, de acordo com a manobra do peão e ou atleta.
  • Já para o lazer, as raças marchador, campolina ou campeira são as preferidas. Ao montar um cavalo dessas raças, não há necessidade de grande conhecimento em hipismo, pois eles já são treinados para marcha, trote e caminhada leve, sem perigo de derrubar ou de desconforto. Ideal para crianças.

398px Horse snout F550x450 Como construir um HarasWikimedia Commons

Dicas

  • O haras deve ser dividido em piquete, para que não seja utilizada toda a pastagem ao mesmo tempo.
  • Deve-se higienizar todos os ambientes do haras diariamente, especialmente os cochos.
  • Se não conseguir encontrar mão de obra qualificada e especializada, prefira qualificar uma equipe para o haras. Esse empreendimento compreende geração de empregos também.
  • Procure não comprar cavalos e éguas da mesma geração, pois assim poderá necessitar de troca repentina, o que acarretará custos.

Todas essas dicas são essenciais, mas a principal é prestar atenção nas épocas de vacinas e desverminação dos animais. Lembre-se que tudo o que construir num haras tem a ver com o bem estar dos cavalos e éguas. Com isso conseguirá todos os outros objetivos, como clientes e lucro.

Boa sorte e sucesso sempre.

(Imagem Destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !