Como construir um quiosque de madeira


4605350187_9ac6d0b88a

Os quiosques de madeira são abrigos relativamente baratos, que normalmente são instalados em praias, ou lugares de grande movimento de pessoas, a fim de se criar um ambiente que pode ser usado comercialmente, criando desde um pequeno bar, até uma pequena lanchonete. Nesse texto iremos dar algumas dicas e sugestões a respeito de como construir o seu próprio quiosque de madeira.

1. Consiga todas as licenças necessárias

A sua primeira providência deverá ser voltada para conseguir todas as licenças necessárias, sejam elas da Secretaria de Meio Ambiente do seu município, do Corpo de Bombeiros, e etc. É importante manter-se dentro da lei, a fim de cuidar da sua segurança e dos seus clientes, e evitar possíveis dores de cabeça com multas e problemas legais.

6063620677 266f4b1511 Como construir um quiosque de madeirafelipefonseca/Flickr

2- Verifique as condições de infra-estrutura do local

Antes de montar o seu quiosque é importante verificar também as condições, e infra-estrutura disponível no local. Coisas básicas, como água, eletricidade e esgoto, devem estar disponíveis, e outras importantes como telefonia e internet, também devem estar acessíveis. E você deve se certificar do prazo necessário para que esses serviços estejam efetivamente funcionando em seu quiosque antes de inaugurá-lo. Além disso, outras questões devem ser consideradas. Se o local de instalação do quiosque for muito quente, e tiver muita incidência direta de sol, o que é comum em ambientes com praia, é importante manter alguma cobertura ao redor para receber os clientes.

3. Montagem do quiosque

Tendo as licenças devidamente regularizadas, e conhecendo as condições de infra-estrutura, você já poderá partir para a concepção de um projeto. É preciso saber quais as características do seu tipo de negócio, para definir os aspectos do projeto. Por exemplo: você pretende servir os clientes no balcão? Criar uma área ao redor do quiosque para atendê-los? O seu produto envolve um atendimento contínuo ao cliente, como um bar? Ou é algo que envolve apenas um atendimento, como a venda de picolés? Você deve considerar todos esses fatores, ao conceber o seu quiosque, e criar o projeto, preferencialmente com consultoria profissional. A partir daí, tendo o projeto em mãos, passemos para o próximo passo, a montagem do quiosque.

Em primeiro lugar, procure as empresas especializadas em construções em madeira. Existem tratamentos específicos que cada estrutura deve receber, a fim de prepará-las para os desgastes e condições ambientais a que elas estarão expostas. Na praia por exemplo, a estrutura de madeira, deve ser impermeabilizada, a fim de evitar o acúmulo de umidade. Não dá para saber todas essas variáveis para quem é leigo no assunto, daí a importância de se procurar algum serviço especializado. Apresentando o projeto a eles, você já poderá ter uma ideia do orçamento, que poderá ser feito em diversos locais, a fim de encontrar o melhor custo-benefício possível.

3443016722 95f0239b05 Como construir um quiosque de madeiraRosa Pomar/Flickr

4. Instalação, e outros detalhes

Após ter todos os orçamentos, você contratará o serviço da empresa que irá instalar o serviço. Paralelo a instalação, que não costuma demorar tanto tempo como uma construção de alvenaria, uma vez que a madeira já sai com as dimensões adequadas de fábrica, para a montagem. Você poderá pedir a instalação das redes de água, esgoto e elétrica. Já poderá comprar os produtos que serão vendidos e expostos. E em pouco tempo, colocar o seu quiosque para funcionar.

Esperamos que nossas dicas lhe auxiliem a construir um quiosque de madeira. Boa Sorte!

(Imagem Destaque: monicaewagner/Flickr)