Como consultar processo trabalhista


3909061203_5ffcb5aaf0

Processos trabalhistas são longos e requerem várias audiências, petições, despachos entre outros trâmites jurídicos. E para quem precisa estar ciente do andamento de um processo trabalhista, nada melhor do que aprender a consultar a situação processual pela internet.

É fácil, rápido e agiliza muito a vida de quem precisa estar informado sobre o andamento de seu processo trabalhista. Antigamente, quando não existia acesso à internet. Era preciso se locomover até o fórum onde o processo estava sendo julgado para poder consultar os autos de um processo.

E isto era desagradável, pois a pessoa precisava ler folhas e folhas para conseguir as informações. Mas hoje em dia, a tecnologia trouxe uma imensa facilidade para se consultar um processo trabalhista.

Para consultar um processo trabalhista é preciso:

  • Ter um computador com acesso à internet
  • Saber qual é o tribunal de justiça do estado em que o processo está tramitando
  • Saber qual é a vara do trabalho que está vinculada ao tribunal do estado
  • Saber o número do processo ou a OAB do advogado para consultar
  • Saiba passo-a-passo como consultar seu processo trabalhista.
3522862144 a76064b80c 225x300 Como consultar processo trabalhista

Via Flickr

Como fazer

  1. Acessar a internet e procurar site do tribunal regional do trabalho em que seu processo está. Por exemplo: se o seu processo está sendo julgado no estado de São Paulo, o site para consulta é: www.trt2.jus.br. Cada estado possui o seu próprio site de tribunal de justiça do trabalho. Para encontrar o do seu estado, basta digitar em algum site de busca: “tribunal regional do trabalho” e o nome do estado onde o mesmo está sendo julgado. Se o seu processo está tramitando no tribunal superior do trabalho, (que é uma instância maior) em grau de recurso, você deverá consultar no site: www.tst.jus.br.
  2. Após ter encontrado o site do tribunal regional do trabalho. Você deve inserir nas abas de buscas de processos o número da OAB de um dos advogados das partes ou o número do processo que você deseja consultar.O site do tribunal superior do trabalho a consulta é feita da mesma forma.
  3. O sistema lhe mostrará a página do seu processo. Confira os nomes das partes, o nome dos advogados e quando foi dado entrado do mesmo na justiça. Se todos os campos estiverem corretos, você poderá consultar todos os trâmites de seu processo.
3348227152 58667726de 225x300 Como consultar processo trabalhista

Via Flickr

Vantagens de estar sempre consultando o andamento do processo

Você ficará sempre atualizado sobre as datas, os horários e os locais de audiência de seu processo. Estará sempre atento ao que o seu advogado está alegando, e também o que a outra parte envolvida está alegando para se defender. Você poderá saber o valor da sua causa judicial. Saber dos despachos jurídicos e petições do juiz que está julgando a causa. Saber todos os nomes dos envolvidos no processo se for o caso de uma causa coletiva. Assim como as datas de julgamentos.

Uma forma de não perder a página do seu processo trabalhista é adicionar o site a sua barra de favoritos. Assim você nunca vai perder o endereço do site. Podendo consultar diariamente o andamento da sua causa judicial.

Viu como é fácil consultar seu processo trabalhista. Pergunte todos os detalhes de seu processo ao seu advogado ou se for uma causa coletiva, pergunte aos representantes do sindicato de sua categoria e tenha uma boa consulta.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !