Como consultar registro de imóveis


8491558111_ef194f26e1

Sempre que alguém precise fazer alguma operação envolvendo um imóvel, seja compra, venda, aluguel, financiamento etc, é preciso ou, ao menos, indicado, que seja feito uma consulta aos registros de imóveis para saber a situação que se encontra perante aos órgãos reguladores.

Assim, é possível encontrar qualquer informação, desde seu primeiro registro, passando por alterações relacionada a empréstimos e financiamentos, hipotecas, penhoras e todas as possíveis dividas ativas. Tomando o cuidado de verificar o registro do imóvel, livra qualquer pessoa envolvida no negócio de dores de cabeça posterior. As vezes um imóvel pode estar quase indo a leilão e a pessoa nem sabe por não ter recebido a notificação. O fator mais corriqueiro é a falta de pagamento de impostos como o IPTU. Sendo assim é importante consultar os registros de imóveis. A seguir algumas dicas para fazer a consulta de forma facilitada.

Formas de consultar o registro de imóveis

408239904 9b9f7acb23 Como consultar registro de imóveisfelipefonseca/Flickr

Forma tradicional

  1. Na forma tradicional de pesquisa de registro de imóveis é necessário ir até o cartório de registro e solicitar ao atendente.
  2. Não é necessário saber em qual cartório for registrado o imóvel em questão. É possível receber as informações, mesmo que o cartório não seja no mesmo município ou estado.
  3. É importante ter em mãos o número da matrícula do imóvel, caso contrário é impossível conseguir as informações necessárias.
  4. Também pode-se conseguir as informações indicando o nome ou CPF do proprietário do imóvel. Mas nesse caso deve saber exatamente o endereço do imóvel em questão pois, o proprietário pode ter mais de um imóvel e a pesquisa não ser suficiente.
  5. Também pode ser pesquisada as informações de registro do imóvel pelo endereço do mesmo. Assim é importante informar distritos e subdistritos em que está localizado o imóvel, pois facilita a pesquisa diretamente no cartório em que está registrado, descoberto através do endereço detalhado.
  6. Essa consulta pode ser cobrado, mas é um preço simbólico, apenas pelo trabalho realizado.

Consulta online

A consulta online é uma boa opção nessa época de globalização. Para isso é preciso seguir alguns procedimentos para receber a consulta em seu endereço.

6812406113 1b74e669f6 Como consultar registro de imóveisministerio_tic/Flickr

  1. Acesse o site da associação dos registradores de imóveis do estado do imóvel para fazer a pesquisa.
  2. Acesse a área específica para certidões e registros e conclua as informações obrigatórias. Essas informações serão basicamente as mesmas da forma tradicional. Por isso é importante ter em mãos alguma das informações acima.
  3. Será gerado um boleto, pois esse serviço é cobrado. Assim que for confirmado o pagamento, o requerente, receberá um e-mail de confirmação, juntamente com a data provável, ou quantidade de dias, de recebimento da consulta pelo correio no endereço indicado pelo requerente na hora da inscrição. Endereço do requerente e não do imóvel.
  4. O preço cobrado na consulta online é um pouco maior do que a consulta tradicional, mas também não é um preço exagerado.

Outras informações

  • Para consultar débitos na prefeitura, acesse o site da prefeitura municipal e, com o número da inscrição do imóvel que virá junto com a pesquisa do registro, acesse o link da certidão negativo e terá todas as informações.
  • Para débitos com a Receita Federal, deverá pesquisar no site da receita o CPF do último proprietário do imóvel e ver quais débitos se referem ao imóvel em questão.

Com essas dicas, é possível obter o registro e, com eles, obter as informações necessárias referentes ao imóvel e fazer as transações com segurança.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque:  Ministerio TIC Colombia/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !