Como consumir alpiste e quais são seus benefícios


Wikimedia Commons

Há pouco tempo o alpiste se tornou uma sensação na dieta humana, depois de ser usado por séculos como comida para pássaros. Ainda que não hajam comprovações científicas sobre mais da metade das propriedades medicinais da semente, o alpiste tem sim outros benefícios bem conhecidos do público em geral. Vamos ver algumas dicas de como você pode consumir essa semente para melhorar alguns aspectos de sua saúde.

Hidenori Inagaki Como consumir alpiste e quais são seus benefíciosHidenori Inagaki / Flickr

O alpiste é a bem conhecida comidinha de canários e, assim como vários cereais e grãos, possui uma grande quantidade de carboidratos e fibras como suas características marcantes. Mas os benefícios comprovados dessa semente para o ser humano não são muitos na área científica, já que diante de uma popularidade muito recente, há poucos estudos relacionados a ele que afirmem 100% seus benefícios, portanto, há de se tomar muitos cuidados na hora de consumi-lo.

É muito divulgado que a semente cura diabetes, cirrose e a pressão arterial, mas nenhum desses fatores é de fato certo de ser resolvido, principalmente as duas primeiras que são doenças crônicas, portanto, antes de qualquer coisa, não vá substituir remédios importantes para o controle dessa doença apenas com a utilização da semente. Há dois métodos de como fazer o preparo da semente para consumo.

Como preparar as sementes

1- Com sua casa rica em fibras, a semente pode ser triturada no liquidificador com casa e tudo para não se perder principalmente esse ingrediente dela. Misture a farinha originária em sua salada ou até mesmo como uma farofa alternativa para o feijão, lentilha e carnes, por exemplo. Mas quem quer, por exemplo, emagrecer consumindo a semente, deve usar essa farinha em alguma das principais refeições do dia, como almoço e principalmente a janta, comendo-a junto de um pote de iogurte baixo calórico ou de preferência um suco. As fibras do alpiste irão inchar em sua barriga em conjunto com líquidos  o que irá lhe dar a sensação de barriga cheia e diminuir seu apetite. Atente entretanto para fazer isso somente uma vez por dia como uma refeição base, pois fora isso, a semente não possui comprovadamente uma quantidade relevante de proteínas para sustentar seu corpo.

catorze14 Como consumir alpiste e quais são seus benefícioscatorze14 / Flickr

2- Para melhorar a pressão arterial, outro método de consumi-la é através da preparação do chamado leite de alpiste. Ao invés de você comer a semente com outros alimentos em farinha, você deve misturar essa farinha com água morna e deixar descansar por cerca de cinco horas. É muito popular o consumo desse leite durante a manhã, após acordar, pois ele é diurético e isso ajuda pessoas com problemas de pressão.

3- Não adicione “temperos” como açúcar e sal a preparação do leite. Esses elementos irão agir inibindo, por exemplo, as gorduras naturais da semente, que muitos acreditam ter poder anti-inflamatório. Procure sempre comer a semente da forma mais natural possível pois quanto mais ingredientes diferenciados tiver na mistura, maior a probabilidade de um ou outro benefício serem cortados.

Acima de tudo, na hora de comprar o alpiste é que você tem que ter muita precaução. Há pouca variedade dessa semente feita especialmente para consumo humano, portanto, as condições de higiene podem ser bastante inadequadas, com contaminação por outros seres vivos, como larvas, fungos e mesmo bactérias nocivas a saúde humana. Procure sempre comprar as sementes em lojas que revendem produtos naturais, já que está lentamente se estabelecendo um mercado de produção de alpiste reservado para consumo humano e essas lojas são o modo mais seguro de comprar a semente.

5206400529 9520961496 z Como consumir alpiste e quais são seus benefíciosnvivo.es, 5gig / Flickr

Boa sorte!

Imagem destacada: Wikimedia Commons