Como contar histórias com fantoches


3678745462_a3d3d553cd

As historias de fantoches, são muito antigas e conhecidas mundialmente. Surgiu a muitos anos atrás, com os bonecos feitos de madeira, argila e marfim, operados através de uma barbante, já hoje dia são mais vistos dos de fantoches de pano.Esses tipos de historias são consideradas  formas antigas de liberdade de expressão, podemos dizer também que esses fantoches são a antecipação do teatro que temos hoje, com pessoas se apresentando em um palco.

Encontramos muito, essas apresentações, geralmente para crianças e na maioria das vezes são realizadas em escolas pelas professoras, que também ensinam os alunos a fazerem seus próprios fantoches.

Você gosta deste tipo de historias? Então venha e saiba como fazer o sua própria historia de fantoches.

Requisitos necessários

Para você poder contar historias de fantoches, primeiro você precisa ter um ou fazer, um ou mais fantoches, dependendo de sua historia. Logo depois, vai precisar de algo, como se fosse um palco, para a apresentação dos fantoches, geralmente são usados um pedaço de madeira, onde se é recortado um parte retangular, que é como se fosse uma “janela”, de onde os fantoches saem e se apresentam.

3677959277 0831cb6337 Como contar histórias com fantochesprefeituradeolinda/Flickr

Depois disso, terá que escolher um lugar adequado onde possa por esse objeto, pensando em sempre em um ambiente agradável, sem esquecer-se de quantas pessoas assistirá esse teatro, para que todos se acomodarem bem.  Ao escolher o tema ou roteiro que será apresentado, pense primeiramente no grupo de pessoas que estarão assistindo, sem deixar de considerar sua faixa etária e o seu perfil.

Passo a Passo

  1. Monte ou compre o seu(s) fantoches;
  2. Monte o “palco”e coloque-o no lugar desejado para apresentação;
  3. Verifique se tudo está de acordo e todos os itens necessários que você precisará, esta á sua disposição atrás do palco;
  4. Chame todas as pessoas que vieram para assistir, para perto, onde possam ver e escutar perfeitamente;
  5. Se achar necessário use microfones, para melhor qualidade de voz;
  6. Se localize atrás do palco, se prepare para a atuação e coloque ao fantoche em suas mãos;
  7. Comece então a encenação do roteiro.

Dicas

  • Procure sempre, comprar ou fazer, fantoches que chamam à atenção das pessoas, bem coloridos de preferência;
  • Também sempre use os roteiros certos para cada idade, pois isso ajuda na atenção das pessoas ao longo do teatro.
  • Sempre deixe os materiais que você vai utilizar ao longo da apresentação, perto de você, isso o ajudará na agilidade na hora de apresentar;
  • Quando for um teatro com mais de dois fantoches, é aconselhável que você peça ajuda de outra pessoa;
  • Não deixe de ensaiar mais de uma vez a peça,antes de apresentar, para que não haja erros;
  • Faça uma decoração chamativa, ao fazer o “palco”, ele também ajudará a chamar a atenção, principalmente se seu publico alvo for as crianças.
  • Um diferencial em sua apresentação seria você mesmo produzir a historia que irá contar.

3678756484 34ea4ae21b Como contar histórias com fantochesprefeituradeolinda/Flickr

As Histórias de fantoches, vem de muitos anos atrás, porém ainda é muito comum e realizada. São vários os temas que podem ser abordados para se encenar e conta-lo, é também uma forma bem original de ter algumas horas de lazer com seus filhos e amigos, independente de sua idade. Faça hoje mesmo sua historia, seu “palco” e desperte em você o artista escondido.

Boa sorte!

(imagem destaque:prefeituradeolinda/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !