Como controlar a TPM


tpm

A tensão pré-menstrual ou TPM como é popularmente conhecida é um conjunto de sinais e sintomas que se caracterizam pela mudança de comportamento na mulher nos dias que antecedem o período menstrual. Essas alterações são bastante variadas e se caracterizam principalmente por irritabilidade, dores nos seios, agressividade e em alguns casos até mesmo depressão. No entanto, é fundamental que todos os sintomas desapareçam logo após a menstruação. Caso os sintomas permaneçam inalterados após o período menstrual, deve-se buscar o auxílio de um psicólogo ou psiquiatra para que seja feita uma análise mais aprofundada das causas prováveis que levam ao comportamento apresentado. Em algumas mulheres os sintomas da TPM são extremamente exacerbados e acabam por prejudicá-las pessoal e profissionalmente. O isolamento social nos dias que antecedem a menstruação são um dos principais problemas da TPM e podem prejudicar diretamente a mulher. No entanto, existem maneiras práticas e fáceis de reduzir e controlar os sintomas da TPM para que não se tornem um transtorno na vida social das mulheres atingidas. Dessa forma, é possível ter uma convivência normal e até mesmo reduzir completamente os sinais característicos dessa fase, garantindo assim uma vida mais feliz e saudável ao lado das pessoas mais próximas.

4480361923 229a1eb003 z F550x450 Como controlar a TPM

Via Flickr

Faça exercícios físicos

A prática de atividades físicas é a melhor maneira de garantir uma vida saudável e mais feliz. Procure se exercitar sempre para ter um corpo mais ativo e aliviar a tensão e o estresse acumulados na semana. Caso não seja possível frequentar uma academia todos os dias, procure realizar uma corrida ou caminhada matinal diária, principalmente nos dias que antecedem o período menstrual. Isso vai garantir um alívio considerável nos sintomas característicos da TPM.

Tenha uma alimentação saudável

A serotonina é a principal substância responsável pelas alterações de humor, tanto em homens quanto em mulheres. Uma alimentação saudável e equilibrada é a melhor maneira de equilibrar os níveis de serotonina e garantir um total controle dos sinais apresentados no período pré-menstrual. Geralmente os alimentos calmantes são também bastante indicados, como os sucos de maracujá, chás de camomila ou cidreira além de verduras como a alface, por exemplo.

4297241465 a013096c7c z F550x450 Como controlar a TPM

Via Flickr

Compreenda o fator psicológico

Embora os sintomas da TPM estejam bastante caracterizados, o fator psicológico é o grande responsável pela grande maioria dos casos. O simples fato de saber que o período menstrual se aproxima já oferece à mulher a possibilidade de aceitar os ditos “sintomas” e se comportar de maneira repulsiva e agressiva socialmente. Uma das melhores formas de controlar a TPM é aceitar a fisiologia do corpo feminino e encarar as modificações corporais da maneira mais natural possível a fim de evitar conflitos que venham a atrapalhar a convivência social da mulher. Outro detalhe importante a ser levado em consideração é o desaparecimento total dos sintomas imediatamente após a menstruação. Caso o comportamento antissocial se torne comum mesmo após os períodos menstruais, deve-se procurar o auxílio de um psiquiatra ou psicólogo para que sejam estudadas outras formas de tratamento.

De maneira geral, a TPM é um problema comum a uma boa parte das mulheres, mas apresenta soluções simples e descomplicadas que vão tornar o convívio social muito melhor e mais saudável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !