Como correr mais rápido


4311776237_9ae27c4c92

Agilidade, força muscular e resistência. Estes são os três ingredientes principais durante uma prova de atletismo e de corrida de rua, que costuma reunir centenas de participantes amadores e profissionais em diversoseventos e competições ao redor do mundo.

A corrida é um esporte completo que trabalha diversos membros musculares e principalmente a capacidade cardiovascular, transformando o corpo humano em uma verdadeira máquina de super potente capaz de resistir à grandes esforços e estímulos físicos.

Mas existem muitas pessoas que encontram dificuldades na prática desta modalidade esportiva, quer seja na rua, nas areias da praia ou nas esteiras das academias, afinal, não basta simplesmente correr, é preciso aumentar a velocidade e o desempenho para que novos benefícios sejam alcançados ao longo do tempo.

Para correr mais rápido e melhorar seus treinos, confira estas dicas e veja como desempenhar este esporte de forma correta visando potencializar sua capacidade física e cardiovascular.

4312521610 fd2119ef9c Como correr mais rápidolululemonathletica/Flickr

Como correr mais rápido

Rapidez nem sempre significa eficiência. Estamos acostumados a associar a agilidade com a produtividade, seja no trabalho ou nos esportes. Porém, quanto mais rápido o indivíduo agir em suas atividades, mais atenção e qualidade ele terá de apresentar, caso contrário, estará perdendo tempo e seus resultados serão contrários ao esperado.

Na corrida, por exemplo, todos querem mostrar agilidade e acabam forçando o corpo além de suas reais capacidades naquele momento. É por este motivo que tantos atletas chegam totalmente exaustos ao fim de uma prova de atletismo e, em alguns casos, nem ao menos conseguem completar o percurso por falta de fôlego e força muscular.

Desta forma, podemos entender que correr rápido não se resume à disposição e ao preparo físico externo do atleta. É preciso investir na união de diversos fatores que possam dar o suporte ao corpo do início ao fim de uma corrida, seja ela de resistência ou de agilidade.

Veja estas cinco dicas para que você consiga correr mais rápido em provas de atletismo ou durante sua rotina de exercícios físicos.

Dicas

  1. Hidratação: A água é o combustível do corpo humano. Assim como um carro não funciona sem gasolina ou álcool, o corpo fica limitado com a falta de água e vai pouco a pouco apresentando desgaste e fraqueza. Portanto, não somente durante os exercícios, mas durante todo o dia, tome bastante água, no mínimo dois litros diários e evite bebidas alcoólicas ou gaseificadas.
  2. Alimentação: Durante uma corrida, o organismo utiliza todos os nutrientes em reserva no corpo como energia, transformando a gordura em estímulo de forma gradativa. Mas não pense que o valor de gordura corporal irá garantir o seu estoque de energia durante uma corrida. Os alimentos precisam ser bem dosados e as refeições precisam misturar nutrientes, proteínas e  carboidratos em pequenas porções de três em três horas para que o corpo possa reservar os nutrientes à serem utilizados durante a prática esportiva.
  3. Alongamentos: Os músculos das pernas são extensos e costumam ser negligenciados na academia, pois muitos dão preferência ao fortalecimento superior do corpo, como peitoral e bíceps. Todos os dias pela manhã faça vinte minutos de alongamento das pernas, coxas e panturrilhas, sempre tentando superar seus limites de extensão. Você sentirá mais leveza nos movimentos e suas passadas de perna durante a corrida serão mais longas.
  4. Saltos: Para oferecer mais força muscular às suas pernas e preparar-se quanto ao desgaste físico durante a corrida, faça exercícios de impacto e de evolução, onde você tenha que quebrar seus próprios recordes. Modalidades como salto à distância, Jump e ciclismo lhe ajudarão na proteção dos ossos contra as contusões e dores musculares no decorrer dos exercícios.
  5. Vestuário: Um fator muito importante e pouco priorizado pelas pessoas que praticam corrida é o vestuário, ou seja, as roupas e acessórios utilizados durante o esporte que podem ajudar ou atrapalhar na execução dos exercícios. Use roupas de tecido leve e que não fiquem coladas ao corpo; utilize tênis com amortecedor recomendados para corridas e previna-se do sol com bonés, óculos e protetor solar.

4641165107 aeb021c653 Como correr mais rápidorich115/Flckr

Dicas dadas, agora você poderá começar seus treinos de corrida com segurança e de forma correta, registrando seu desempenho e tentando superá-lo dia após dia. A corrida é um esporte muito prazeroso, saudável e que trabalha praticamente todo o corpo, ideal para quem deseja entrar em forma rapidamente, perdendo peso e transformando gorduras em músculos rijos e salientes. Boa Sorte!

(imagem destaque: lululemonathletica/Flickr)