Como cortar roupas para costurar


costurar

Fazer roupas sob medida está se tornando uma prática cada vez mais comum, principalmente com a valorização da exclusividade e personalização. As pessoas normalmente costumam demonstrar o seu estilo pessoal através das peças que elas possuem em seu guarda-roupa. A fim de atender essa exigência, aquelas que têm algum tipo de habilidade manual usam o seu tempo livre para aprender a fazer as suas próprias roupas, se esse é o seu caso, o primeiro passo é aprender a cortar muito bem as suas peças antes de costurar. Esse é o segredo de um bom caimento, e vai ser fundamental para o sucesso do seu trabalho na costura.

2841905192 63ffb2517b z F550x450 Como cortar roupas para costurarBekathwia / Flickr

O primeiro passo a ser seguido na hora de cortar roupas para costurar é saber exatamente qual peça do vestuário será feita, somente dessa maneira você saberá quais partes do corpo devem ser medidas. Para uma blusa, por exemplo, saber a medida do busto e do comprimento é obrigatório.

Materiais

  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Tecido
  • Lápis ou caneta
  • Caderno
  • Papelão para molde

Passo a passo

  1. Escolha a peça que você vai cortar, as medidas a serem consideradas são as do busto que corresponde a toda a parte do corpo na altura do peito, na hora de tirar a medida dessa circunferência, certifique-se que a fita esteja muito bem apoiada para não deslizar. O tamanho da cintura também é fundamental, assim como quadril, pescoço, tórax, braço, punho, altura e largura das costas.
  2. Faça um molde da peça no papelão, assim na hora de passar para o tecido o seu trabalho será facilitado, vale lembrar que cada peça tem uma maneira diferente para ser cortada, as mangas de uma camisa, por exemplo, precisa ser cortada separadamente, por esse motivo precisa de um molde a parte.
  3. Separe cada peça recortada do seu molde, faça o contorno no seu tecido. Vale lembrar que para cortar a sua roupa você vai precisar de uma mesa plana e um local bem iluminado, a tesoura também precisa estar muito bem afiada para não deixar variações no tecido.
  4. Tenha cuidado para não exagerar no corte, ou seja, as medidas precisam estar totalmente corretas para não haver falhas, se no final algumas delas não estiverem completamente corretas, na hora de costurar você pode ter problemas. Antes de começar a cortar também é necessário verificar se a peça que você vai fazer necessita de aviamentos como botões, zíperes, etc. Na maioria dos casos esses materiais são necessários.

633158834 697ba9bb8a z F550x450 Como cortar roupas para costurartsuacctnt / Flickr

Dicas

  • Procure referências em publicações especializadas para fazer a sua peça. Existem diversos sites onde são postadas dicas preciosas de costureiras profissionais, eles são muito indicados principalmente se você deseja se especializar no assunto.
  • Anote com cuidado todas as medidas que julgar necessárias, passe com cuidado para o seu molde, o que você pode fazer para facilitar ainda mais o seu trabalho é cortar o molde no tamanho original.
  • Escolha com cuidado os aviamentos da sua peça, por exemplo, a linha a ser usada na costura deve combinar com o tecido escolhido, mesmo que você queira fazer um contraste. Tudo precisa ser escolhido com cuidado.

Fazer as suas próprias roupas pode servir inclusive como terapia e um ótimo hobby. Boa sorte!

(Imagem destaque: kellyhogaboom / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !